Política

Pré-candidatos do PT iniciam debate rumo à unanimidade

Google
Walter Pinheiro, José Sérgio Gabrielli, Luiz Caetano e Rui Costa participaram de reunião na sede do partido  |   Bnews - Divulgação Google

Publicado em 12/03/2013, às 17h27   Luiz Fernando Lima e Lucas Esteves


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar da “guerra” de bastidores para saber quem se viabilizará melhor em busca da indicação do PT à disputa do Governo do Estado ano que vem, Walter Pinheiro, José Sérgio Gabrielli, Luiz Caetano e Rui Costa começam a ensaiar um entendimento em comum para evitar o “bate-chapa”. Os quatro participaram de uma reunião na noite desta segunda-feira (11) na sede do PT, no bairro do Rio Vermelho, e iniciaram as conversas entre si para que as prévias dentro do PT possam ser evitadas em um futuro próximo.
Participaram do encontro o deputado estadual Rosemberg Pinto e o presidente estadual do partido, Jonas Paulo. Os quatro demonstraram interesse em construir um acordo mútuo, embora a informação final dê conta de que o entendimento ainda está bem longe de acontecer de fato. Para isto, ainda deverá continuar a campanha interna que cada um empreende hoje para sua auto-viabilização, mas com o máximo de independência das questões ligadas ao Governo do Estado.
Para cuidar dos planos petistas de uma maneira geral, o ex-presidente Lula virá a Salvador no próximo dia 18 para fazer um seminário avaliando os 10 anos do PT no Governo Federal e 6 da administração de Jaques Wagner. Após este encontro, haverá uma série de seminários em várias regiões do estado em busca de avaliar também o que aconteceu durante a gestão petista e o que será planejado. Política eleitoral está vetada no processo de acordo com a liderança do partido.
A ordem é que os quatro pré-candidatos entrem nos debates o quanto quiserem e puderem, mas que não coloquem seus projetos pessoais acima da causa petista na Bahia. As articulações, portanto, deverão ser levadas adiante, sim, mas cada um com suas forças e aglutinando suas lideranças, sem usar para isto o espaço maior do PT nos eventos. Ao final deste processo, um melhor desenho já deverá estar composto e o entendimento do quarteto estará mais próximo, acredita Rosemberg Pinto.

Nota originalmente postada às 10h30 do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp