Política

Novo bloco de vereadores cobra atitude da presidência

Imagem Novo bloco de vereadores cobra atitude da presidência
Os seis legisladores não querem que a crise da prefeitura atravesse a rua  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/01/2011, às 13h36   Luiz Fernando Lima



Na manhã deste sábado (8), os seis vereadores que compõe o novo bloco dentro da Câmara Municipal de Salvador se reuniram para definir uma agenda de trabalho, que tem como objetivo principal tornar público o papel dos legisladores diante da situação em que se encontra o Poder Executivo da capital baiana.

De acordo com Paulo Câmara (PSDB), o prefeito João Henrique é o pivô de uma crise e tenta jogar para o legislativo municipal a responsabilidade se fazendo de vítima. “Nós vamos entregar ao presidente (Pedro Godinho - PMDB) um documento pedindo que ele abra o dialogo com outros poderes como o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, além de solicitar que a Mesa Diretora se posicione diante do que vem acontecendo na cidade. Uma das plataformas dele, quando da eleição, era de manter a independência do Legislativo frente ao Executivo”, afirmou.

Outro ponto discutido foi a formalização do bloco, que conta com seis vereadores de quatro partidos (PSDB, PPS, PPS e PSL), à Mesa Diretora. Segundo Câmara, eles pretendem agir de forma mais enérgicas para resolver, na medida do possível, os problemas da cidade que competem ao legislativo.

“Não tem nada ver com as contas da prefeitura (que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios) até porque nós só vamos votar o parecer do TCM no segundo semestre de 2011”, revelou Câmara.

O bloco também decidiu que vai se reunir semanalmente para discutir novas pautas e planos de ação. Inicialmente, eles vão marcar reuniões com secretários das áreas da Saúde, Trânsito, Ação Social e Serviços Públicos.

De acordo com Câmara, não dá mais para suportar os congestionamentos da cidade, tampouco o estado de conservação das ruas de Salvador. “Na Saúde precisamos saber o que está acontecendo com os pagamentos do Samu, das instituições que administram os postos de atendimento. A questão dos moradores de rua e a situação degradante dos abrigos públicos precisam ser debatidas”, ressalta.

O vereador tucano afirma ainda que é fundamental discutir qual o papel da guarda municipal, porque o patrimônio público está em péssimo estado, as praças estão abandonadas e nada vem sendo feito para reverter isso.

“Faremos contato com os secretários na próxima semana e vamos agendar as visitas para conversamos com todos. Primeiro nestas quatro áreas, depois estenderemos a agenda para outros setores”, disse.

O bloco


Formalmente os vereadores Jorge Jambeiro (PSDB), Paulo Câmara (PSDB), Orlando Palhinha (PSB), Laudelino Lau (PSB), Joceval Rodrigues (PPS), Alcindo da Anunciação (PSL) compõe o novo bloco. Contudo, ao que parece, dois novos nomes podem aderir ao grupo. São eles: Leo Kret (PR) e Adriano Meireles (PSC).

Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp