Política

Prisco pede com urgência criação de Frente Parlamentar para segurança pública

Divulgação
O projeto prevê que Frente Parlamentar, de caráter suprapartidário   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/03/2013, às 07h02   Redação Bocão News (Twitter:@bocãonews)



O vereador soldado Prisco (PSDB) requereu nesta terça-feira (19.03) a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública em Salvador. "Este é um tema que deve ser tratado em caráter de urgência", declara. Conforme infomações Ascom / vereador Prisco.

Segundo Projeto de Resolução encaminhado, cabe a frente "apoiar e desenvolver ações em defesa da população soteropolitana; fiscalizar e denunciar problemas na segurança pública municipal; apresentação de Proposições legislativas municipais de interesse à defesa da população de Salvador e participar e promover discussões de interesse da segurança pública no município", diz documento.

O projeto prevê que Frente Parlamentar, de caráter suprapartidário, seja composta, por, no mínimo, um(a) representante de cada partido político com representação na Câmara Municipal de Salvador, e por todos(as) os(as) demais vereadores(as) que a ela aderirem.

De acordo com o vereador, o projeto prevê que as reuniões sejam publicadas, realizadas na periodicidade e local estabelecidos por seus integrantes."O debate segurança pública deve ser aberto para a população por isso incluimos um artigo que prevê que as reuniões da Frente Parlamentar devem ser de livre acesso ao cidadão", explica.

Dados

De acordo com dados trazidos pelo vereador, entre os estados que apresentaram as mais altas taxas de homicídios estão Alagoas com 55,3, Espírito Santo com 39,4, Pará com 34,6, Bahia com 34,4 e Paraíba com 32,8. 

Pará, Alagoas, Bahia e a Paraíba estão entre os cinco estados também que mais sofreram com o aumento da violência na década. No Pará, o número de assassinatos aumentou 307,2%, Alagoas 215%, Bahia 195% e Paraíba 184,2%. Neste grupo está ainda o Maranhão com a disparada da matança em 282,2% entre o ano 2000 e 2010. 

Ainda segundo dados do Centro de Estatística Policial (CEDEP) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre os anos de 2010 e 2012, 4.746 pessoas foram assassinadas somente em Salvador. "Observamos uma média de 20 a 30 homicídios somente em Salvador e RMS por final de semana. É preciso que esta Casa abra um amplo debate sobre o tema", explica.

Foto: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp