Política

Dia mundial da água

Imagem Dia mundial da água
Vereadora denuncia estado de abandono das fontes, bicas e nascentes de Salvador   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/03/2013, às 21h21   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Preocupada com manejo e uso dos recursos hídricos em Salvador, a vereadora municipal Fabíola Mansur (PSB), realizou uma pesquisa para poder traçar um panorama geral das fontes, bicas e nascentes de Salvador. A vereadora está trabalhando em um projeto de Lei que vai dispor sobre a preservação, cadastramento, monitoramento e recuperação das nascentes, fontes e bicas existentes em Salvador.



O trabalho de levantamento das fontes, bicas e nascentes de Salvador recebeu o nome de projeto Olhos D´água e possibilitou a constatação do mais completo abandono que se encontra as nascentes de Salvador, que outrora além de abastecer a cidade com água para uso domestico, funcionavam como espaços de sociabilidade e lazer para a população menos favorecida, como foi a Fonte do Tororo, localizada nas dependências da SEMUSA no Dique do Tororo.  

A fonte do tipo Cacimba construída pelos engenheiros Antonio Lacerda e Augusto Frederico Lacerda em 21 de fevereiro de 1875 funcionando como o primeiro serviço de captação de águas de Salvador. As águas da fonte serviam para regar plantas e o jardim que protege as instalações, mas devido à falta de conserto da bomba hidráulica a mais de dez anos não tem função prática, só estética.

Já a fonte que deu nome ao Estádio Otavio Mangabeira, conhecido como Fonte Nova, encontra-se no mais completo estado de abandono, mesmo oferecendo água para o trabalho de dezenas de lavadores de carro que oferecem serviços de lavagem ao preço de $20 usando á água verde da fonte. Nas mesmas condições, acrescida de um odor característico de esgoto doméstico encontra-se outra fonte próximo a Ladeira dos Galés, sentido Brotas. “Vamos estabelecer um dialogo com o Consórcio da Arena Fonte Nova, sensibilizando para que eles possam promover a recuperação desses corpos hídricos, oferecendo a sociedade”, disse à vereadora que pretende também implantar bebedouros públicos em praças de Salvador para uso da população.

O trabalho da vereadora tomou como base as fontes e bicas do centro da cidade. A Fonte das Pedreiras na Avenida Contorno, Bica do Morro do Pilar de Santa Luzia do Pillar na cidade Baixa, Fonte da Lapa ao lado da Estação de acordo com vereadora todas estão em estado deplorável de conservação, mas mesmo assim a população faz uso da água para lavar roupa, utensílios domésticos e até  para o consumo humano.

O projeto da vereadora estabelece que todas as nascentes e olhos d'água existentes em território municipal deverão ser cadastradas para fins de monitoramento, proteção e uso sustentável dos recursos hídricos. O cadastramento  deve ser realizado pelos órgãos ambientais do Município, em cooperação com os órgãos estaduais e federais de meio ambiente, instituições de ensino, entidades de classe e sociedade civil, observando-se ainda os resultados e informações obtidas em programas e projetos preexistentes sobre a matéria.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural cada vez mais escasso no planeta e devendo ser racionalizado por toda a população.

Legenda da foto: Fonte de Brotas, proximo Arena Fonte Nova. No mais completo estado de depredação, lixo e cheio de esgoto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp