Política

Contas de João deverão ser apreciadas nesta quarta

Imagem Contas de João deverão ser apreciadas nesta quarta
Após ficar inelegível por oito anos, ex-prefeito aguarda apreciação das contas de 2009  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/03/2013, às 09h58   Alessandro Isabel (Twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PP), segue com as atenções voltadas para a Reunião do Colégio de Líderes, que acontece na manhã desta terça-feira (26), no salão nobre da Câmara Municipal de Salvador.

No encontro será reafirmada a data apreciação das contas, referentes ao exercício financeiro de 2009, das contas do ex-gestor, pré-agendada para ocorren na na tarde de quarta-feira (27). A definição da data foi resultado da última reunião, realizada no último dia 6 de março.

A decisão de antecipar a votação, antes marcada para o mês de abril, reforçou o desejo dos edis de, como foi revelado pela vereadora Fabíola Mansur (PSB), "dar como presente pelo aniversário da cidade a reprovação das contas". Se a reprovação realmente acontecer no dia 27, no aniversário da cidade, 29 de março, a socialista pediu que "todos os sinos da cidade toquem em comemoração".

O líder da bancada da oposição, Gilmar Santiago (PT), acredita que a pressão da sociedade e dos movimentos populares induziram a bancada do governo a apoiar a antecipação da apreciação em plenário. "Acredito que esta decisão está sintonizada com o desejo da cidade. O pedido de celeridade da votação sempre foi feito pela bancada de oposição. Acredito que os vereadores da bancada do governo, para não criar um desgaste, não se opuseram", declarou Gilmar Santiago.  

Segundo o presidente do Legislativo municipal, Paulo Câmara (PSDB), a apreciação das contas de 2009 é apenas ‘simbólica’ já que as de 2010 foram votas em dezembro do ano passado e reprovadas. “Ele (João Henrique) já está inelegível por oito anos. A votação vai servir para apreciar mais um ano de legislatura, mas de concreto ele não receberá nenhuma outra punição por ter mais uma conta reprovada”, explica.

REPROVADAS - As contas de 2010 do pepista, foram rejeitadas na madrugada do dia 13 de dezembro, na Câmara Municipal de Salvador. Após passarem a tarde e madrugada fazendo aprovações - Reforma Administrativa do prefeito eleito (à época) ACM Neto (DEM), um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), alterações na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) e a renovação da concessão do Aeroclube-, os vereadores rejeitaram as contas de João.

Com voto secreto, 15 vereadores votaram pela reprovação e 25 pela aprovação das. Somente o vereador Gilberto José (PDT) não participou da votação, saindo antes do início da sessão.
Seguindo os pareceres prévios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Comissão de Finanças da Câmara, a decisão tornou o atual gestor da capital baiana inelegível por oito anos. Para tornar realidade o seu sonho de ser governador em 2014, o prefeito precisava que 28 votos fossem a favor da aprovação das suas contas.

As contas de 2009 também estavam na pauta, mas por falta de quórum - a bancada governista deixou a Casa após a rejeição das contas do prefeito-, a sessão caiu e as contas não foram apreciadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp