Política

"A cultura não pode estar a serviço do turismo", diz Bellintani

Imagem "A cultura não pode estar a serviço do turismo", diz Bellintani
Secretário comentou sobre a mistura perigosa da imagem de terra da alegria que ficou vinculada a Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 31/03/2013, às 13h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O secretário secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador,Guilherme Bellintani, disse em  entrevista a revista Muito, do jornal A Tarde, publicada neste domingo (31), que afirmou que é preciso ter uma "nova percepção" sobre a associação entre cultura e turismo em Salvador. 
"Acredito que o turismo será beneficiado em função de coisas que a gente promova no núcleo central da cidade. O turismo é o reflexo de um lugar que tem uma marca. E a marca de Salvador é a cultura. Mas a cultura não pode estar a serviço do turismo, ela tem que estar estruturada num plano de cidade, para seus cidadãos. O turismo, nesse caso, será reflexo de uma cidade como ela é, e não como ela é embrulhada para ser. A mistura entre cultura e turismo pode ser perigosa, mas pode ser muito positiva se for bem pensada", disse à reportagem.
Ainda em entrevista, o secretário comentou sobre a mistura perigosa da imagem de terra da alegria que ficou vinculada a Salvador. "Acho que a cultura, se não for bem gerida, passa a se aproximar muito do entretenimento. E é esse cuidado que precisamos ter. Nada contra o entretenimento, mas o elemento cultural da cidade deve ser preservado e potencializado, sem que isso gere uma imagem de  cidade do entretenimento. Quero Salvador como cidade da cultura. O entretenimento - o turismo - vem como consequência de uma boa política cultural", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp