Política

Gilmar Santiago diz que bancada de Neto não quer votar contas de João

Imagem Gilmar Santiago diz que bancada de Neto não quer votar contas de João
Oposição decide não apresentar projetos até contas de João serem votadas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/04/2013, às 08h40   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



A vagarosidade para a apreciação das contas do ex-prefeito João Henrique, referentes ao exercício financeiro de 2010, está irritando o líder da bancada da oposição, o vereador Gilmar Santiago (PT) e integrantes do grupo. Na sessão da tarde desta segunda-feira (1º), o petista sugeriu que está existindo "corpo mole" da bancada de ACM Neto na Câmara para não apreciar as contas do ex-gestor.

"Estou com uma desconfiança que a bancada do prefeito ACM Neto não quer a votação das contas. Quero e espero ser desmentido neste plenário. Vamos fazer um pacto para votar logo as contas? A cidade toda clama pela votação das contas de João Henrique. Não devemos apresentar nem votar qualquer projeto sem antes votar as contas de João", provocou Gilmar Santiago.

A proposta de Gilmar Santiago foi rapidamente "abraçada" pelos liderados oposicionistas. Fabíola Mansur (PSB), Silvio Humberto (PSB) e Aladilce Souza (PCdoB), de imediato, se comprometeram a não apresentar projetos até que as contas fossem votadas.

Com a mesma celeridade que os oposicionistas concordaram com Gilmar, o líder da bancada do governo, Joceval Rodrigues (PPS), desmentiu que haja alguma interferência oriunda do Thomé de Souza que tenha retardado a apreciação das contas em plenário.

Joceval rebate

Estou desmentindo o vereador Gilmar Santiago porque não houve nenhuma movimentação da nossa bancada no sentido de defender o prefeito João Henrique. Essa Casa é independente e não houve influência de ninguém do Thomé de Souza. Precisamos e queremos fazer essa votação já. É unânime que essas contas sejam votadas, de imediato", rebateu o vereador Joceval Rodrigues.

Apesar do aparente entendimento para a votação das contas na próxima quarta, se depender do vereador Isnard Araújo ainda há muito o que ser debatido. Mesmo garantindo que é a favor da imediata apreciação em plenário, o edil faz questão que o seu projeto de indicação seja votado antes das contas de João. "Disso eu não abro mão", declarou.

Na próxima terça-feira (2), às 9h, será realizada a Reunião do Colégio de Líderes da Câmara para decidir o que será votado na sessão ordinária da próxima quarta-feira (3). AO que tudo indica, a apreciação das contas de 2010 do ex-prefeito, enfim, vai acontecer. E se a derrota de João na votação de 2009, para muitos, foi surpreendente, um novo revés é esperado ansiosamente por boa parte dos vereadores de Salvador.

Nota originalmente publicada no dia 1º de abril às 18h29


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp