Política

Candeias: prefeitura nega denúncia e confirma início das aulas para o dia 8

Imagem Candeias: prefeitura nega denúncia e confirma início das aulas para o dia 8
Alteração de data já havia sido anunciada para pais e alunos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/04/2013, às 09h10   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Candeias confirma a decisão de adiar por mais uma semana o início do ano letivo na cidade (para o Ensino Fundamental 1 e 2), devido ao aumento do número de escolas que entraram em reforma. Anteriormente, seriam revitalizadas apenas 35 das 76 escolas municipais, número que passou para 41.                      

O adiamento foi necessário, já que as escolas se encontravam em péssimas condições de uso, e a alteração da data, estabelecida para o próximo dia 8 de abril, foi devidamente comunicada aos pais, mestres e diretores de cada instituição. “Quando percebemos que precisaríamos de mais uma semana para concluir as obras mais urgentes, entramos em contato com as famílias dos alunos, que, inclusive, tem participado ativamente de todo o processo”, afirma a secretária de educação do município, Laís Velloso Borges.



De acordo com a Secretaria de Educação, foi constatado que as escolas de Candeias não passam por reformas há 15 anos. Muitas delas estavam com banheiros depredados e sem portas, telhados quebrados, paredes e pisos desgastados, e carteiras parcial ou completamente destruídas. Devido a esta situação alarmante, para não adiar por mais tempo o início das aulas, algumas instituições receberam, inicialmente, reparos na parte interna. Nestes casos, os cuidados com a parte externa e fachadas serão realizadas já com as aulas iniciadas, o que não atrapalhará o funcionamento das escolas e rendimento dos estudantes.  

A prefeitura contou com a participação e apoio da comunidade, recebendo incentivos para a execução das obras. “A população, principalmente os pais, entenderam a necessidade deste adiamento. Não havia a mínima condição para os alunos estudarem naquela precariedade em que se encontravam as nossas escolas. Por isso, preferi assumir o atraso de 30 dias, em prol da dignidade desses alunos. Foi mais do que necessário”, reforça o prefeito de Candeias, Sargento Francisco.  

Toda o processo de revitalização das estruturas físicas das escolas da cidade seguiram os trâmites legais, com o cumprimento de todos os acordos licitatórios e burocráticos, que apenas puderam ser realizados a partir de janeiro deste ano, já que em ano eleitoral não é possível estabelecer tais compromissos. Também fez parte deste processo, as escolas de Educação Infantil, que já tiveram suas aulas iniciadas no dia 14 de março.

Outras ações na área da educação já haviam sido realizadas pela prefeitura de Candeias, como a melhora da merenda escolar; treinamento e capacitação de professores realizados na Jornada Pedagógica, em fevereiro.

Calendário

A prefeitura de Candeias assegura o cumprimento dos 200 dias letivos e horas-aula estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (nº 9.394/96), até o final do ano de 2013, sem grandes prejuízos para os estudantes. Para tanto, serão adotadas as seguintes medidas:

- as aulas começarão meia hora antes, passando de 8h para às 7h30 da manhã;

- algumas aulas serão ministradas em 19 sábados, distribuídos ao longo do ano;

- o recesso do meio do ano será encurtado.


> Confira abaixo a denúncia
Candeias: Escola é exemplo da falta de reforma que impede aulas


Publicada no dia 02 de abril de 2013, às 17h06

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp