Política

Irritado, Marcell Moraes ameaça cortar relações com DEM na Câmara

Imagem Irritado, Marcell Moraes ameaça cortar relações com DEM na Câmara
Vereador condiciona paz a retratação pessoal de Cláudio Tinoco e rejeita “fogo amigo”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 04/04/2013, às 09h54   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


O vereador do PV Marcell Moraes pegou o maior ar do início da legislatura de 2013 em Salvador e ameaçou cortar relações com o DEM no município caso o colega de Câmara Cláudio Tinoco (DEM) não lhe faça uma retratação pessoal. Ele garante que permanecerá na base do prefeito ACM Neto, mas que não trabalhará mais em conjunto junto aos democratas porque “não está na base para receber fogo amigo”.
A irritação do presidente do PV da capital ocorre devido às declarações de Tinoco ao Bocão News relatando a atitude de Moraes ao registrar como seu um projeto de indicação sugerido por Tinoco na sessão da Câmara desta terça-feira (2). No entendimento do demista, Marcell poderia ter se reunido com ele e, juntos, apresentarem a indicação ao Governo do Estado de instituir a meia-passagem no ferry boat aos fins de semana.
O parlamentar novato considera “lamentável” a atitude de Tinoco e o classifica como “vaidoso” ao batalhar por uma indicação que, na prática, não tem nenhum efeito. Segundo ele, se o colega tem tanta necessidade de “aparecer” Moraes poderá retirar o projeto e cedê-lo a Tinoco caso seja assim solicitado a ele. “Ele deveria me procurar e dizer ‘eu sou vaidoso, quero aparecer sozinho, retire o projeto’. Eu dou. Você não é da base?”, provocou.
O vereador verde acusou o colega de tratar do assunto pela imprensa quando, em sua opinião, a questão poderia ser equalizada internamente com uma conversa entre ambos. Em vez disso, Tinoco o teria exposto desnecessariamente em declarações ao site e, por isto, exige uma retratação oficial e pessoal. Caso isto não ocorra, ele deixará a base do DEM, apesar de ficar ainda na base do prefeito ACM Neto.
“Se ele não se retratar a mim, irei falar com o prefeito ACM Neto, que não tem nada a ver com isto, mas terá de orientar a bancada dele. Eu sou presidente municipal do PV, sou o líder da bancada do PV e não admito que o vice-líder do DEM tenha uma atitude destas. O vereador Tinoco precisa me respeitar, respeitar o meu partido e respeitar as minhas bandeiras. Eu não vou retroceder um milímetro desta retratação. Se ele não se retratar é porque não faz questão de ter Marcell Moraes como aliado”, disparou.
Tinoco rejeita retratação - Questionado pelo Bocão News sobre as declarações de Moraes, Tinoco o considerou “equivocado” em sua interpretação e que de maneira nenhuma apresentará qualquer tipo de retratação. O democrata atestou que o edil não tem maturidade para entender que as questões que envolvem os vereadores não têm relação com aquelas que envolvem o governo e que lhe falta também maturidade para estar diante de críticas e classifica-las como naturais do processo democrático e da atividade política.
Tinoco disse ainda que não trata de assuntos políticos via imprensa, mas que não deixará de atender às solicitações de jornalistas, apesar de se reservar o direito de, às vezes, não comentar este ou aquele assunto de acordo com seu julgamento. "A matéria estava correta, ouviu os dois lados. Se um jornalista me pedir um posicionamento, eu darei", confirmou. Entretanto, ele pondera que o âmago da questão está no fato de que Moraes precisa de mais tempo de atividade para entender seu papel junto aos colegas, eleitores e também comunicadores.
“Se ele quer uma pessoa para polemizar, que procure outra. Não existe nada disso de retratação. Esta não é uma questão de governo. É uma questão da Câmara. Cada um defende as suas bandeiras. Se ele quer um motivo para deixar a base, que não seja este o motivo”. O democrata finalizou dizendo que não acredita que o verde esteja blefando, mas apenas tendo uma postura que extrapola o razoável e que acredita que o fato tenha sido aumentado por conta de seu temperamento.
Intermediário da situação, o vereador Léo Prates (DEM), líder do Governo na Câmara, ainda estava se inteirando da situação, mas foi apaziguador da polêmica entre os dois colegas. No seu entendimento, trata-se de uma discussão acalorada que não pode ser resolvida no calor das paixões e que é preciso esperar os ânimos se arrefecerem para que o caso seja superado. De qualquer maneira ele não acredita que Marcell Moraes rompa com a base.
“Na Câmara é uma convivência tão intensa que muitas vezes você vê mais os seus colegas do que a sua própria família. Então é normal que aconteçam alguns estresses. Espero dos dois tranquilidade e calma. Na Câmara, somos todos amigos e colegas. Não podemos discutir no calor da insatisfação”. Ele ainda deverá se reunir individualmente com os dois vereadores e, possivelmente, encerrar a questão sem a necessidade de que o colega do PV leve sua ameaça adiante.

Nota originalmente postada às 18h do dia 3

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp