Política

Regras do FPE podem ajudar estados do Nordeste a planejar recuperação pós-seca

Imagem Regras do FPE podem ajudar estados do Nordeste a planejar recuperação pós-seca
Queda na safra agrícola deste ano será de 5.7%. Fundo é um alento num cenário difícil  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/04/2013, às 22h15   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em pronunciamento nesta terça-feira (9), a senadora Lídice da Mata informou que a bancada parlamentar da Bahia esteve reunida na segunda-feira (8) com o governador Jacques Wagner, para discutir ações emergenciais frente à seca no Estado. A senadora explicou que a longa estiagem, que em alguns municípios já chega a dois anos sem chuvas, prejudicou de forma significativa a produção agrícola do Estado.

Para a senadora, a discussão e votação das novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE) serão fundamentais para ajudar os estados nordestinos a planejar sua recuperação. “O FPE, sem dúvida nenhuma, tem a ver com toda essa discussão. O projeto é a garantia de que os estados nordestinos podem planejar sua recuperação, tendo como base a receita do FPE”.

Segundo Lídice, caso a estimativa se concretize, a safra agrícola deste ano será 5,7% menor do que a de 2012. A área plantada deve alcançar 2,4 milhões de hectares, 9,5% menor que a última estimativa – feita em fevereiro de 2013. A produção de soja deve alcançar 2,6 milhões de toneladas, uma redução de 17,7% em relação à safra de 2012 e uma queda de 30% em relação à estimativa realizada em fevereiro. A safra de cacau deverá ter uma quebra de 8,3%, caindo para 146,2 mil toneladas e a produção de mamona se reduzirá em 44%, em relação à safra de 2012, com queda de 83% em relação a última estimativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp