Política

Governo e Prefeitura enfim assinam acordo de cessão do metrô de Salvador

Roberto Viana
Licitação da Linha 2 deverá sair em 20 dias, mas não tem prazo para ficar pronta   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 22/04/2013, às 19h45   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


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Após 12 anos do início da obra, enfim o metrô de Salvador agora é de responsabilidade do Governo do Estado. Em uma cerimônia concorrida na Governadoria na tarde desta segunda-feira (22), o prefeito ACM Neto e o governador Jaques Wagner, acompanhados do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, assinaram o acordo que mudará a gestão do modal.

O acordo cede ao governo a administração da Linha 1 até o trecho da Rótula do Abacaxi, dá à gestão petista a atribuição de levar os trens até o trecho de Pirajá e também construir a Linha 2, que leva da Rótula até Lauro de Freitas, com estação final próximo à Megastore insinuante. Alem disto, o governo também recebe a gestão dos trens do Subúrbio e de todas as estações de transbordo de ônibus com exceção da Lapa.

O início real da nova gestão, entretanto, não é imediato. Ele acontecerá em um prazo de 180 dias ou 60 dias depois da assinatura real do contrato de concessão do metrô, que de acordo com representantes das duas administrações ainda está sendo refinado para haver “segurança jurídica”. Todo o novo processo será realizado por Parceria-Público-Privada (PPP).

“Em todo o mundo as obras têm sido feitas desta maneira. Na Bahia, a Arena Fonte Nova foi feita nesta modalidade, a Via Expressa foi feita nesta modalidade. E assim será feito com o metrô”, explicou Wagner. Ele comentou também que a obra do modal, “como todas as outras similares no mundo”, não é “única” e obedecerá o cumprimento de etapas, sendo a inauguração da Linha 1 a prioridade maior.

Na ocasião foram anunciados também os preços que o usuário pagará para usar o serviço. Segundo o acordo, o passageiro que se dirigir diretamente a estação pagará uma passagem de R$ 3,10. Já quem usar um ou dois ônibus de integração para chegar à estação desembolsará R$ 3,90. Deste valor original, a Companhia e Trens de Salvador irá embolsar R$ 1,10, o administrador privado do serviço ficará com R$ 2,10 e o restante será de subsídio do Governo do Estado.

O governador prometeu que em 20 dias a licitação para a construção da Linha 2 seria lançado juntamente com uma coletiva de imprensa para explicar os detalhes da concorrência. Ele, por outro lado, evitou dar prazos e justificou que em outras cidades prazos de obras de infraestrutura têm sido dilatados. Porém, prometeu que em dezembro de 2014 toda a linha 1 estará em pleno funcionamento.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, alegou que ainda é preciso uma série de estudos que, no dia da coletiva, já deverão estar encerrados para que o prazo original possa ser esclarecido. 

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