Política

Iphan não liberou construção da Arena Castro Alves

Imagem Iphan não liberou construção da Arena Castro Alves
Órgão não permitiu obra, mas proibição não significa fim da linha para o anteprojeto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/04/2013, às 08h58   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


É oficial. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) da Bahia não liberou a construção da Arena Castro Alves, mais novo equipamento cultural de Salvador que o Governo do Estado pretende erguer na praça do poeta. A decisão técnica foi assinada pelo diretor do órgão no estado, Carlos Amorim, que enviou ofício ao vereador Cláudio Tinoco (DEM), autor de indicação que sugere que o governo desista de construir o empreendimento.
A correspondência explica ao vereador os motivos da negativa. Tinoco esclarece que antes de solicitar o abandono do projeto, recorreu ao Iphan para embasar melhor suas pretensões e reunir mais evidências que sustentariam seus argumentos. Quando o lançamento do projeto foi feito, no início do ano, o secretário de Turismo Domingos Leonelli anunciou que a partir da liberação do órgão, a obra poderia ser iniciada em até seis meses. Entretanto, o Iphan se manifestou contrário à intenção após analisar o anteprojeto da Setur.
A Análise de Orientação Técnica do órgão analisou o anteprojeto e decidiu não liberar a discussão. Amorim, entretanto, ressalta que a não-liberação não tem a ver com o licenciamento da obra e que, sobre este aspecto, a sociedade “pode e deve se manifestar com plenitude”. Além disto, o superintendente do Iphan argumentou também que o julgamento do instituto se dá isento de eventuais pressões externas.
De acordo com Tinoco, a decisão do órgão deverá ser remetida à Secretaria de Planejamento, que administra os licenciamentos de obras estaduais. Entretanto, mesmo com a negativa, acredita que um eventual abandono da ideia ainda deverá levar tempo. O vereador argumentou que já debateu com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, sobre o assunto durante uma audiência pública recente realizada no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), mas que o gestor foi ferrenho em defender a realização da arena.

Publicada no dia 26 de abril de 2013, às 15h46

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp