Política

Ana Rita Tavares sobre projeto antisacrifício: "Proibir não adianta"

Imagem Ana Rita Tavares sobre projeto antisacrifício: "Proibir não adianta"
Vereadora se reúne com prefeito nesta quinta (02)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2013, às 12h29   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

Recentemente, Marcell Moraes, colega de partido da vereadora Ana Rita Tavares do PV, apresentou um projeto que proíbe a matança de animais em terreiros de candomblé. Sobre isso, a vereadora garante que não abrirá precedentes para a discussão do tal projeto, no encontro que terá com o prefeito ACM Neto (DEM), nesta quinta-feira (02). A reunião será às 18h no Centro de Cultura da Câmara Municipal para discutir os trabalhos da edil.

No entanto, para o Bocão News, Ana Rita confessou que a própria poderia ser a autora do projeto de Marcell, pois sempre trabalha pela defesa da vida. Mas, não acredita no sucesso da matéria e expõe as suas razões. “Não discutiremos intenções de outros vereadores nessa reunião, só os meus. Mas, eu jamais iria apresentar um projeto que eu sei que não seria a forma de transformar as coisas. As pessoas têm por direito o acesso à informação. A partir da informação que elas têm, há também o direito de optar. Eu prefiro apresentar as razões do vegetarianismo e deixar que as pessoas decidam. Acredito que é com educação, sensibilização e conhecimento que se convence as pessoas e não com proibições”, afirma a vereadora que é vegetariana há mais de 17 anos.

Embora tenha dito que não acredita no sucesso do projeto, a vereadora evitou dizer se votaria a favor da matéria. “Eu não conheço o projeto. Mas, com certeza não é dessa forma que se consegue as coisas. O parlamentar precisa ser ponderado, ainda mais, quando envolve a crença das pessoas”, finaliza.

O encontro

Em sua página pessoal do Facebook, a vereadora Ana Rita Tavares (PV) convocou a população de Salvador envolvida com as causas animais para participar de um encontro com o prefeito ACM Neto (DEM) às 18h desta quinta-feira (02). Segundo ela, o momento é inédito para os protetores dos animais que poderão ouvir do próprio prefeito o que vem sendo feito pelos bichos na cidade. O encontro será no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza – Centro.

A vereadora diz estar muito feliz com os compromissos que o prefeito vem assumindo e não teme ser criticada pela aprovação de um de seus projetos que deve tirar dos cofres públicos R$ 300 mil: o hospital público veterinário. “Esse valor não é nada para uma prefeitura. Além do mais, não vamos construir o hospital, vamos instalar ou na sede do CCZ ou em alguma locação pública”, afirma. Além deste, outros projetos serão discutidos na ocasião como o Castramóvel, que também seria urgente para o controle de animais. “Tudo isso não é apenas para o bem dos bichos, é também para os humanos. É uma questão de saúde e proteção à vida”, acredita.

Segundo a edil, o hospital poderá atender até 50 animais por dia e quem sabe, chegar ao nível do hospital veterinário de São Paulo. “Lá, eles atendem até 100 animais diariamente. Isso tudo é necessário, grandes cidades se mobilizam em torno desta causa”, lembra. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp