Política

Petistas se reúnem em Conquista. Rui Costa não foi

Imagem Petistas se reúnem em Conquista. Rui Costa não foi
Encontros regionais ajudam pré-candidatos a arregimentar aliados para disputa interna   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/05/2013, às 09h45   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

Os dirigentes petistas apresentaram os números do governo Jaques Wagner no encontro regional promovido pelo partido em Vitória da Conquista nesta sábado (11). A ação também tem o objetivo de preparar a militância para o Processo de Eleição Direta (PED) do PT - que acontece em novembro.

A maior cidade administrada pelo PT no estado é estratégica por algumas razões. Primeiro, pelo potencial de voto e a necessidade de reverter o quadro nas majoritárias, em 2010, Dilma Rousseff foi menos votada que José Serra (PSDB) lá. Por outro lado, município é emblemático para o partido: os petistas administram-no pela quinta vez consecutiva, marco histórico.

Conquista é ainda trincheira do Movimento PT, corrente interna em ascensão no estado. Capitaneada pelo deputado estadual Marcelino Galo – dissidente da Articulação de Esquerda e posteriormente da Esquerda, Popular e Socialista -, e do próprio Guilherme Menezes.
Embora seja escanteada comumente, a pré-candidatura de Guilherme à sucessão estadual marca posição da tendência, que até então se posicionava mais próxima a José Sérgio Gabrielli.

No encontro deste final de semana, Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano analisaram a conjuntura político-econômica para as lideranças locais. Aproveitaram para arregimentar aliados para as respectivas campanhas internas.

A ausência do secretário chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi notada. O braço direito de Wagner, conforme fontes do Bocão News, não tem tido boa aceitação entre os militantes e Conquista seria um “campo adversário” e, portanto, hostil para Costa.

Publicada no dia 11 de maio de 2013, às 14h20


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp