Política

Embasa anuncia investimentos para regularizar fornecimento de água em Salvador

Imagem Embasa anuncia investimentos para regularizar fornecimento de água em Salvador
Em audiência pública, população cobrou soluções para o problema  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/05/2013, às 18h41   Marivaldo Filho (Twitter: marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Os problemas no abastecimento de água em Salvador foram debatidos em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (14), por iniciativa do vereador Alberto Braga (PSC). A população apontou falhas no sistema e cobrou soluções. O diretor da Embasa, responsável pela Região Metropolitana de Salvador, Carlos Ramirez, expôs as causas e anunciou investimentos para diminuir os transtornos.
Um dos problemas apontados pela população é a recorrente falta de água nos bairros populares da cidade e um suposto privilégio aos locais nobres de Salvador. 
A necessidade de melhorar o atendimento à população foi destacada pelo presidente da Associação de Moradores da Federação, Rosiel dos Reis. 
“É inadmissível que cheguemos às vésperas de eventos importantes como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo e falta água em diversos pontos da cidade. É capaz de no meio dessas competições aconteçam manifestações por falta de água em Salvador. Isso precisa ser resolvido, mas tenho a certeza isso passa também pela educação e conscientização do povo sobre a maneira que utiliza a água”, declarou Reis.
Propositor da audiência pública, o vereador Alberto Braga demonstrou insatisfação com o problema do abastecimento irregular de água.
“Tenho a certeza que todos vocês, assim como eu, estão extremamente preocupados com a constante falta de água em Salvador e Região Metropolitana. Afinal de contas, é um problema que se repete há alguns anos, atinge dezenas de bairros e milhares de pessoas. São e mães de família que passam dias, semanas e até meses sem uma gota de água nas torneiras”, afirmou Braga.
Investimentos
Para sanar os problemas no abastecimento de água na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador, Carlos Ramirez anunciou que investimentos estão sendo feitos para regularizar o fornecimento.
Segundo Ramirez, “obras irão aumentar no final deste semestre, inclusive no Subúrbio Ferroviário, a oferta de água em Salvador”. O diretor da Embasa listou as dificuldades com ligações irregulares, mau uso da água, inadimplência que contribuem para as falhas no fornecimento.
“As pessoas que pagam regularmente muitas vezes são prejudicadas pelas pessoas que utilizam inadequadamente. Uma pessoa que não paga pela água geralmente não tem cuidado com o uso e acaba gastando três vezes mais do que uma residência com abastecimento regular. A conscientização para que a água seja utilizada com responsabilidade é o caminho para próximo para que evitemos problemas com abastecimento”, explicou Carlos Ramirez.
Também para o vereador Gilmar Santiago (PT) uma melhor qualidade no fornecimento de água “passa pela educação da população”.  
Compuseram a mesa, ainda, o diretor de Águas Urbanas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Raimundo Freitas; e o representante da Agência Reguladora de Saneamento Básico, Raimundo Filgueiras. Os vereadores Léo Prates e Tiago Correia também participaram da audiência pública.

Nota originalmente postada às 13h do dia 14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp