Política

Devido a boatos, Bolsa Família tem R$ 152 milhões sacados em 2 dias

Uol
Foram 920 mil saques entre sábado e domingo  |   Bnews - Divulgação Uol

Publicado em 20/05/2013, às 23h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em apenas dois dias, a Caixa Econômica Federal registrou 920 mil saques de benefícios do Bolsa Família, contabilizando R$ 152 milhões entre o sábado e o domingo. Após a circulação de um boato de que programa do Governo Federal seria suspenso, milhares de pessoas correram até as agências bancárias para resgatarem o benefício.

Durante o último final de semana, boatos de que o governo iria extinguir o programa e de que um bônus pelo Dia das Mães estaria sendo pago apenas até domingo levaram centenas de pessoas a procurar um posto credenciado, causando transtornos em pelo menos 12 Estados.

Segundo a instituição, o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas da Caixa esteve "sob controle" nesta segunda-feira (20). O banco informou ainda que os benefícios concedidos por meio do programa estão sendo liberados conforme o calendário normal.

Segundo a assessoria do banco, as pessoas continuam buscando informações sobre o benefício, mas a tendência é de que o movimento se normalize à medida que as pessoas souberem que houve um mal-entendido. Conforme o banco, em algumas localidades, beneficiários foram autorizados a sacar antecipadamente os valores a que têm direito para evitar tumultos.

Boataria

Ainda no sábado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família. A Caixa Econômica Federal e o MDS divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa.

"O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras", diz a nota do MDS.

Tumultos em Salvador

Na capital baiana, a polícia registrou confusão nas agências da Caixa Econômica de Itinga (Largo do Caranguejo), São Caetano (Largo do Argeral), Itapuã (avenida Dorival Caymmi), Comércio (avenida Estados Unidos), Fazenda Grande do Retiro (rua Melo Moraes Filho), avenida Vasco da Gama (supermercado Bompreço), Cajazeiras X (próximo ao restaurante Gauchão). Também houve confusão no centro de Candeias, na Região Metropolitana, e em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. No Shopping Liberdade, até agressões físicas aconteceram.

Leia mais:

Polícia Federal vai investigar boato sobre suspensão do Bolsa Família


Bolsa Família: Imbassahy cobra apuração rápida no caso dos boatos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp