Política

PMDB suspende filiação de João Henrique

Imagem PMDB suspende filiação de João Henrique
Decisão foi em caráter cautelar, mas prefeito será intimado pelo Conselho de Ética  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/01/2011, às 20h38   Daniel Pinto



O ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima acaba de compartilhar com os seus seguidores do Twitter a informação de que o Conselho de Ética do PMDB resolveu suspender, em caráter liminar, a filiação do prefeito João Henrique.

Entretanto, surgiu a dúvida se essa seria apenas uma medida protocolar antes da expulsão. Em conversa com o Bocão News, o presidente Lúcio Vieira Lima foi cauteloso ao comentar o assunto. “Trata-se apenas de uma sanção disciplinar. Recebemos uma representação de Leonardo Américo, um filiado do partido, e encaminhamos para o conselho, que decidiu pela suspensão liminar. Agora, o processo terá andamento e o representado pode receber apenas uma advertência ou pode ser expulso”, revelou o dirigente.

O advogado Jayme Vieira Lima observou que o processo tem 90 dias para ser concluído e que o prefeito não precisou ser ouvido nesta etapa. “O conselho de ética é soberano e segue os preceitos definidos no estatuto do PMDB. João Henrique teve a suspensão cautelar da filiação. Mas, será notificado oficialmente e intimado a prestar defesa”, observou.


Ao ser consultado pela reportagem do site, o advogado Manoel Nunes, outro integrante do corpo jurídico do PMDB, garantiu que a decisão não interfere num futuro processo por infidelidade partidária contra o chefe do Executivo da capital. “Em hipótese nenhuma. Até porque se ele for expulso não cabe nenhuma outra ação. Mas, se ele permanecer é porque o conselho entendeu que ele irá respeitar o estatuto e todo o ideário partidário. Assim, pelo menos juridicamente, essa possibilidade não pode ser anulada”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp