Política

Waldenor diz que Reencantar é crítica a hegemonias no PT

Imagem Waldenor diz que Reencantar é crítica a hegemonias no PT
Deputado federal diz que, às vezes, disputas internas parecem acontecer entre partidos adversários  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/06/2013, às 10h35   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


Um dos líderes da tendência petista Reencantar, o deputado federal Waldenor Pereira trouxe uma grande caravana do Sudoeste a Bahia para participar da plenária em Salvador realizada neste sábado no hotel Fiesta. Segundo ele, todos os envolvidos no grupo estão focados no objetivo de promover a amplitude da democracia interna do PT e que, por conta deste fim, o grupo se tornou um grande crítico do PT, o qual enxerga como um partido que tem sofrido com a hegemonia de algumas correntes em detrimento de outras.
Pereira analisa a situação e diz que o PT está sendo “aparelhado” pelas tendências atualmente mais representativas e que, muitas vezes, as discussões internas têm grau tal de desavença ou de privilégios a determinados grupos que a impressão dos correligionários é de que as disputas ocorrem entre partidos diferentes. Por conta disto, o partido corre o risco de ter sua conhecida democracia interna reduzida e, por conta disto, perder importância.
“O coletivo (Reencantar) tem se colocado como um grupo independente dentro do partido. É um coletivo que faz uma critica procedente ao sentido no sentido da defesa da democracia interna, uma crítica veemente à hegemonia de tendências dentro do partido, que acaba como que aparelhando o nosso partido e prejudicando sua democracia interna”, analisou. 
Apesar disso, Waldenor afasta a possibilidade de estar havendo, por conta destas tendências hegemônicas, qualquer tipo de pressão para que um determinado candidato seja o preferido na decisão final da escolha do candidato ao governo no ano que vem. “Estes debates que fazemos servem exatamente para que haja esse debate plano. É importante que as tendências e coletivos existam e convivam internamente fraternalmente dento do partido. Considero que elas representam o coração da democracia partidária. Agora, não podemos admitir essa ou aquela tendência se impondo sobre as demais.”

Confira mais imagens do evento clicando aqui.
Publicada dia 8 de junho às 13h54

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp