Política

Projeto proíbe cobrança posterior de consumo em boates

Bocão News
A medida quer desvincular a saída de pessoas dos estabelecimentos ao pagamento da comanda  |   Bnews - Divulgação Bocão News

Publicado em 12/06/2013, às 21h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto de lei, apresentado pelo deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), quer proibir o sistema de cobrança posterior de consumo em boates, bares, danceterias e casas de show em todo Estado. A medida tem o objetivo de desvincular a saída de pessoas dos estabelecimentos ao pagamento da comanda.

Com o projeto, as boates passam a ser obrigadas a buscar novas formas de cobrança do valor consumido pelos clientes nos estabelecimentos, a exemplo de fichas, cobrança no ato do pedido ou até a aquisição de cartão eletrônico com créditos pré-pagos e recarregável, a fim de facilitar a saída de pessoas em situações emergenciais e evitar tragédias como a ocorrida na boate KISS, em Santa Maria (RS).

Segundo Nóbrega, “os locais de grande concentração de pessoas destinados a festas, concertos, apresentações, espetáculos ou bailes deverão cobrar por produtos e serviços antecipadamente ou no momento do consumo. O Brasil é um dos poucos países que utilizam esse precário sistema de cobrança por comanda.”

O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito à autuação e aplicação de multa por parte do órgão fiscalizador competente e à cassação do alvará de funcionamento, em caso de reincidência.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp