Política

Ordenamento dos flanelinhas é aprovado na Câmara de Salvador

Publicado em 14/06/2013, às 12h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Autor do projeto de lei que disciplina a atuação dos flanelinhas nas ruas de Salvador, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), avaliou positivamente a ação da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) que, após reunião com representantes do Sindguarda, iniciará o ordenamento da atividade dos guardadores informais de carros.
“Como tenho esclarecido, a ideia do projeto de lei dos flanelinhas consiste em normatizar a atuação destes trabalhadores que ganham o sustento nas vias públicas de Salvador. Busca ainda tirar da informalidade, possibilitando, inclusive, a conquista de melhores condições de trabalho, além a legalização junto ao sindicato dos guardadores de carros”, destacou o presidente Paulo Câmara.
Os primeiros beneficiados do entendimento entre a Semps, o Sidguarda e os flanelinhas são os trabalhadores que atuam na região do Porto da Barra, do Jardim Brasil e entorno. A partir de agora, todos deverão ser cadastrados e trabalhar nos locais previamente determinados portando colete e crachá de identificação com nome e foto, fornecidos pela Semps e com os preços pelo atendimento aos usuários devidamente padronizados.
Um ponto positivo do acordo, observou o presidente Paulo Câmara, “é o fortalecimento da ação cidadã, com os flanelinhas ajudando na limpeza da área onde atuam e informando à secretaria ou à Policia Militar as situações com crianças em situação de risco nas ruas ou mesmo pessoas consumindo drogas”.
Conforme o secretário Maurício Trindade, titular da Semps, outras ações relacionadas aos flanelinhas serão colocadas em prática. O órgão municipal ministrará palestras e cursos sobre higiene pessoal, cidadania, relações pessoais e noções de turismo. Também serão providenciados documentos de identidade para quem necessita.
“Estamos realizando uma ação preventiva para evitar que os flanelinhas se tornem moradores de rua ou enveredem pelo caminho da bebida ou da droga”, assegurou o secretário municipal Maurício Trindade. Os próximos locais de atuação serão os bairros do Canela, Vitória e o Campo Grande.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp