Política

Justiça Eleitoral diz que precisa de 70 dias para organizar plebiscito

Publicado em 03/07/2013, às 12h59   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O desejado plebiscito que a presidente Dilma Rousseff deseja para responder às manifestações que sacudiram o Brasil no último mês foi motivo para uma reunião entre todos Tribunais Regionais Eleitorais do país com a presidente do tribunal superior, ministra Carmen Lúcia nesta terça (2). Após o encontro, a entidade emitiu comunicado em que afirma precisar de pelo menos 70 dias para organizar a consulta popular.
De acordo com a ministra, o prazo é mínimo porque é preciso grande integração entre os tribunais para que o processo seja feito de maneira correto, assim como ocorre durante as eleições. Entretanto, como o compromisso bienal das votações já é tradição, há um calendário programado, o que não ocorre no caso de plebiscito.
Diante disto, caso o Congresso convoque o plebiscito, o TSE acredita que a data ideal seria a partir de 8 de setembro (no segundo domingo do mês), se as providências para a sua realização fossem tomadas de imediato. Na nota, é informado que o prazo de 70 dias, para assegurar a ampla informação do eleitorado nacional, começaria a contar a partir de 1º de julho deste ano. O documento foi divulgado depois da Presidência da República fazer consulta ao TSE sobre o tempo necessário para a realização do plebiscito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp