Política

Três consórcios entregam propostas de estudos urbanísticos da Ponte

Imagem Três consórcios entregam propostas de estudos urbanísticos da Ponte
Mais um passo é dado para a construção do equipamento público   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/07/2013, às 23h03   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Encerrou nesta quarta-feira (3) o prazo para o recebimento das propostas referentes ao edital dos estudos urbanísticos que serão realizados nas cidades de Itaparica, Vera Cruz e Salvador, em virtude da construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica. A expectativa é que até o final do mês seja anunciado o vencedor da licitação, que envolvem três consórcios, incluindo um internacional.

A contratação visa planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pelo projeto, o que inclui subsídios para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz e a elaboração de um PDDU Intermunicipal.

De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, “este estudo é fundamental, pois dados preliminares apontam que nos próximos 30 anos, com a construção da ponte, a Ilha terá entre 60 e 80 mil novas residências, o que significa que a população saltará de aproximadamente 60 mil para 360 mil pessoas”, afirma.

O secretário destaca ainda que “os estudos também contemplam soluções para diminuir o impacto urbano e do tráfego de veículos nas cidades afetadas pelo projeto, como em Salvador, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves”, diz.

Os proponentes inscritos são: consórcio AECOM Brasil e Ivan Smarcevscki Arquitetos e Associados; consórcio Demacamp - Planejamento, Projeto e Consultoria, Polis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e Oficina Engenheiros e Consultores Associados; e consórcio URBE - Planejamento Urbano, Regional e Projetos Estratégicos e UFC Engenharia.

Com valor estimado em R$ 8,2 milhões, os critérios para seleção envolvem análise técnica e preço, com pesos correspondendo a 70% e 30%, respectivamente.

O projeto
A Ponte Salvador – Ilha de Itaparica é parte de um plano de desenvolvimento socioeconômico do Estado da Bahia, cujo objetivo é dinamizar o eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).

O cronograma de ações de 2013 inclui a contratação de estudos de sondagem, engenharia, impactos ambientais (EIA-RIMA) e urbanísticos, publicados em editais nos meses de abril e maio para contratação. O lançamento do edital para construção e concessão da ponte, por sua vez, está previsto para o primeiro trimestre de 2014.

O projeto de construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura está estimado em R$ 7 bilhões, porém este é um dos pontos que a consultoria McKinsey & Company auxiliará o Governo da Bahia, tanto para escolher o melhor modelo econômico, quanto para reduzir custos. A viabilidade econômica do projeto passa por recursos federais, recursos de endividamento, de cobrança de pedágio e aproveitamento de parte dos ganhos imobiliários com a valorização que virá desse empreendimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp