Política

Vereador de Salvador entra na luta contra “pirâmides”

Imagem Vereador de Salvador entra na luta contra “pirâmides”
Duda Sanches envia carta ao Congresso Nacional   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/07/2013, às 12h50   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Duda Sanches, líder do PSD na Câmara de Salvador, em meio a muitos anúncios de investidores que tiveram prejuízos exorbitantes e que temem até a falência por conta de esquemas de pirâmides, mascarados na maioria das vezes com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas, a exemplo de marketing multinível (MMN), encaminha ofício à bancada baiana na Câmara Federal cobrando do Congresso uma fiscalização mais rígida do que, para ele, representa “uma grande armadilha para o contribuinte”.

Segundo Duda Sanches, a maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. “A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original, mas conforme vemos não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas ganham trapaceando os seus seguidores”.

Portanto, para o dirigente pessedista é preciso uma jurisprudência nacional que possa coibir essa fraude que tem disseminado patrimônios e o Congresso Nacional precisa se posicionar, no que tange à fiscalização e até suspensão das atividades dessas empresas que nascem como febre no país”, destacou, complementando confiança nos deputados baianos em contribuir para tornar o objetivo realidade.

O vereador reforça que: “A promessa de dinheiro fácil atrai as vítimas que, consequentemente, atraem mais pessoas para o negócio e essa grande rede faz com que os que entraram primeiro lucrem em cima dos que entraram depois e assim sucessivamente. A característica distintiva destes esquemas é que o produto vendido tem pouco ou nenhum valor intrínseco ou é vendido por um preço fora da realidade do seu valor de mercado. Os produtos também não trazem nada de inovador que já não existe no mercado. As pessoas no nível inferior da pirâmide, não importa quão longe o esquema vá, sempre perdem o dinheiro investido".


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp