Política

Dia Nacional de Luta: movimento é encerrado de forma pacífica

Imagem Dia Nacional de Luta: movimento é encerrado de forma pacífica
Militantes e sindicalistas marcham pela Avenida Sete de Setembro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/07/2013, às 17h53   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Minuto a minuto

14H47:
Movimento encerra manifestação pacificamente.

14h45: Neste momento, estudantes tentam entrar na Câmara Municipal para participarem da audiência pública do Movimento Passe Livre. Polícia liberou apenas 20 pessoas. 

14h28: Movimento chega à Praça Municipal.


14h16: Marcelo Barbosa, coordenador estadual da Frente de Luta por Moradia, conta que a principal reivindicação é a entrega imediata dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida prontos em bairros como Jardim Cajazeiras e Fazenda Grande 3. “Estamos aguardando há mais de 2 anos”.


13h59: Passeata chega à Praça Castro Alves. A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) afirma estar feliz pela destinação de 50% do Fundo Social para a educação. "Este recurso dará um incremento de bilhões para a educação brasileira".



13h41: O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) é contra a PEC 4330, que trata do processo de regulamentação da terceirização. "A pauta principal dos direitos dos trabalhadores é também minha voz. Estamos juntos em defesa do trabalhadores. Somos contra a PEC 4330".


13h30: Músicos também aderem à passeata. Hino nacional ao som de saxofone.


13h23: Manifestantes chegam á Praça da Piedade.

13h: Yolanda Viana, 49 anos veio com os vizinhos acompanhar a passeata. Espera que traga melhorias principalmente na saúde educação e melhores salários para os trabalhadores. "Já passou da hora de acontecer as manifestações. Não conheço nada sobre sindicatos mas acho que é um reforço".

12h45: O vereador Hilton Coelho (PSOL)  vê positivamente a integração dos sindicatos ao movimento devido ao acúmulo de reivindicações em diversas áreas. De acordo com ele, as manifestações devem mudar os rumos da Câmara de Vereadores, principalmente nas questões da saúde , educação, segurança e transporte. 

12h32: Than Galdino, aos 62 anos, é um dos poucos manifestantes solo. Seu protesto é individual, mas representantivo.

12h: Manifestantes deixam a Praça 2 de julho e seguem pela avenida 7 de setembro. O clima é de paz.


11h46: Marilene Bertres , professora, e integrante da APLB Sindicato e CTB afirma que entre as principais reivindicações do grupo ao qual pertence estão: a inversão de 10% do PIB para educação; derrubar a lei que transformou o salário de professores nível 1 em subsídio, negativando outros direitos salarias. Na rede municipal de Salvador, ela lembra que a campanha salarial está entre as principais exigências de hoje. Tendo em vista que diante dos 10% exigidos, a prefeitura oferece 7,9% em duas parcelas. Além da implementação de um terço da jornada sobre o piso que é lei municipal de 2008.

A concentração da marcha que marca o “Dia Nacional de Luta” nesta quinta-feira (11) em Salvador acontece no Campo Grande. Trio Elétrico está preparado ao lado da Praça Dois de Julho, mas os manifestantes ainda estão chegando.

O comércio está fechado na Avenida Sete e os lojistas reforçaram as fachadas com tapumes na tentativa de preservar as estruturas em caso de conflito.



Confira a galeria de imagens das manifestações

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp