Política

Florence defende adoção de medidas para convivência com a seca

Publicado em 11/07/2013, às 18h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Durante a reunião da Bancada do Nordeste com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, o deputado federal Afonso Florence (PT-BA), ex-ministro do Ministério de Desenvolvimento Agrícola (MDA), falou da necessidade de se adotar medidas para convivência com a seca no semiárido nordestino. 
O parlamentar baiano afirmou que os estados do Nordeste com regiões semiáridas precisam receber um olhar especial, pois as condições climáticas não são as mesmas do cerrado mais ao sul do Brasil. “São condições ambientais, digamos assim, mais frágeis, do ponto de vista de pluviosidade. A caatinga é um bioma com diversas especificidades e uma característica básica da baixa pluviosidade de solos rasos, pedregosos com muita salinidade”, lembrou Florence. “Nós temos condições de ter uma disponibilidade hídrica maior com uma política de irrigação e uma política de desenvolvimento de tecnologia”, disse. 
O ex-ministro do MDA também acentuou que não se tem no Nordeste culturas tradicionais adaptadas, por mais resistente que seja o milho e o sorgo, o ciclo vegetativo deles é muito curto para resistirem. “Temos muitas outras leguminosas do semiárido, temos a mandioca, que com os estudos da Embrapa da parte aérea já são uma possibilidade, esses estudos, de transformar em um instrumento objetivo para através da Diretoria de Transferência de Tecnologia, chegar a um aproveitamento da mandioca, que tem uma demanda hídrica também maior que as nativas”, disse.
Ele defendeu ainda, durante a reunião, uma equação agrícola e pecuária integrada, adaptada às características do semiárido e o desenvolvimento de outras pesquisas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp