Política

ACM Neto anuncia novas medidas para o Transporte Público

Imagem ACM Neto anuncia novas medidas para o Transporte Público
Steps não conhece detalhes da licitação, mas garante que está preparada   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/07/2013, às 20h15   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp


Um dia antes do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) anunciar os novos benefícios para usuários do sistema de transporte da capital baiano, a reportagem do Bocão News conversou com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Salvador (Setps), Horácio Brasil, que afirma não ter conhecimento a respeito das mudanças promovidas pela gestão municipal.

Nesta quinta-feira (25), Neto deve apresentar medidas sobre a aplicação do Bilhete Único e a ampliação do Domingo é Meia. De acordo com Horácio, as empresas vão ter de se adaptar ao que determina a administração pública, contudo, promete “abrir a boca” caso as mudanças não sejam viáveis para os empresários do setor.

Instado a falar sobre o edital de licitação, o primeiro após duas décadas, Horácio prega a prudência. Para ele, é preciso esperar a publicação. O dirigente do sindicato patronal garante que não teve acesso aos detalhes, sabe apenas sobre aquilo que foi publicado e coloca à disposição para consulta pública.

Um dos pontos mais expostos em declarações do prefeito e do secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM), é a necessidade de renovação da frota de ônibus. O superintendente afirma que a frota sempre é renovada, seja pela determinação legal, seja pelo tempo de uso.

“A cidade de Salvador é hostil para o transporte público ou particular. Chega uma hora que o veículo atinge o limite desta vida econômica e é preciso substituir. Este tempo vai no limite legal ou antes quando deixa de ser viável a depender da capacidade de investimento do empresário”.

As queixas dos cidadãos que utilizam o transporte são constantes quando o assunto é preservação do equipamento. O prefeito promete intensificar a fiscalização e estabelecer prazos mais enxutos na próxima licitação.

Outro assunto é a abertura e o já anunciado interesse de empresas de eixo sul/sudeste na exploração dos serviços em Salvador. Nada que preocupe o dirigente do Setps, ele afirma que as 18 empresas que compõem o sindicato estão preparadas para concorrer e vencer as concessões.

O fato é que as empresas surfaram durante duas décadas na ausência da fiscalização do poder público. Fruto, principalmente, da negligência do ex-prefeito João Henrique com a coisa pública. A nova gestão promete “joga duro” com os concessionários para atender à crescente demanda e exigência de uma população indignada com o transporte público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp