Política

Gabrielli vai ao Senado dia 6 de agosto falar sobre Pasadena

Imagem Gabrielli vai ao Senado dia 6 de agosto falar sobre Pasadena
Secretário de Planejamento disse ser voluntário em prestar esclarecimentos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/07/2013, às 14h50   Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, confirmou que irá ao Senado federal no próximo dia 6 de agosto para falar aos parlamentares sobre o caso da empresa de refino de petróleo que a Petrobras adquiriu nos Estados Unidos em 2006. O caso, batizado de “Pasadena” por conta do local onde a empresa atuava – cidade do estado do Texas – gera polêmica há meses e o secretário, que é ex-presidente da estatal do petróleo, insiste que a aquisição é legal e que não tem nada a esconder.
Por conta disto, Gabrielli se ofereceu a ir ao Senado no próximo mês e falar sobre o processo. As investigações do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro indicam que o custo de R$ 1,18 bi para adquirir a refinaria tem indícios de superfaturamento na compra de ações. Os crimes relacionados ao fato são de peculato e evasão de divisas. Para o baiano, trata-se de um “factoide” com a montagem de um discurso mentiroso a partir de “verdades parciais”.
“Obviamente que é uma ação política. Não é conta mim, é contra o governo Lula, é uma coisa muito mais ampla. É uma politica articulada, uma tentativa de ficar repetindo a mesma verdade parcial com uma mentira total de forma a criar desgaste contra o governo Lula e contra mim”, desdenha. Gabrielli diz reconhecer a legitimidade da ação da oposição em concentrar esforços no caso Pasadena, mas atesta que a criação dos “factoides” tem apenas a intenção de desqualificar a gestão do governo Lula na Petrobras que, segundo ele, foi de sucesso.
No último dia 11, Gabrielli reclamou da ofensiva e atacou pessoalmente o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) por insistir na suposta culpa do secretário no caso. Na ocasião, ele afirmou que o parlamentar imita a propaganda nazista ao tentar transformar uma mentira em uma verdade a partir da repetição sucessiva. “O deputado federal Antônio Imbassahy está no seu papel de oposição, mas utiliza a estratégia de Joseph Goebbels, que tenta transformar uma mentira em verdade ao repeti-la diversas vezes.”

Matéria publicada dia 26 de junho, às 14h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp