Política

“João Henrique não pode ser ignorado”, atestam novos aliados políticos

Imagem “João Henrique não pode ser ignorado”, atestam novos aliados políticos
Força do ex-prefeito no cenário político o deixa desejado por qualquer partido, diz PSL  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/08/2013, às 07h51   Lucas Esteves (Twitter:@lucasesteves)


FacebookTwitterWhatsApp


O crescimento do PSL no cenário estadual é dado como certo pelo partido com a entrada de João Henrique na legenda, ato que está marcado para acontecer no próximo dia 31 de agosto em Salvador. Animados, atuais e futuros filiados ao grupo avaliam que este fenômeno se dará basicamente devido ao ingresso do ex-prefeito na sigla, o que decorre de seu grande carisma e capacidade de agregar forças em torno de si.
“Ele é uma pessoa que, pelo que já fez, pelo que desperta onde vai, simplesmente não pode ser jamais ignorada”, avaliou o deputado estadual Nelson Leal (PSL). Ele lembra que JH foi originalmente eleito prefeito porque teve destacada atuação como parlamentar na Assembleia Legislativa e também como vereador na capital. Isto, ao longo de anos de desenvolvimento, se tornou um potencial eleitoral inigualável.
Fiel da balança para a chegada do ex-prefeito, o novo presidente municipal do partido, Carlos Soares, mantém uma relação pessoal com JH de décadas e diz que retomar a vida pública na nova casa será muito positivo para ele e para o grupo. Passará pelo prestígio do ex-prefeito um grande programa de novas filiações ao partido. Juntamento com o ex-prefeito, outras 10 pessoas se desfiliaram do PP nesta quinta-feira (8) e preencherama ficha de adesão aos socialistas liberais.
"Não adianta dizer que João Henrique não é um nome na cidade, na política da Bahia. Ele é uma águia. Tem uma capacidade de fazer uma mudança completa, de agregar gente. Ele é um gentleman, é muito educado. Tem suas instabilidades, mas tem seu lado positivo. Se ele tiver a possibilidade de voltar, vai voltar com uma forma totalmente diferente de conduzir as coisas", atesta o Soares sobre o amigo.
A expectativa é que muitos sejam incentivados Salvador afora a fazer o mesmo movimento de JH e reforçar as fileiras de militantesdo PSL. Com o reforço das políticas de outros filiados como o deputado Deraldo Damasceno, o vereador José Trindade, o presidente estadual Antônio Vasconcelos e do próprio Soares, a expectativa é fechar um bloco eleitoral de dar inveja. Todo ele em torno de um desejado “retorno triunfal” de João Henrique à política, o que dará frutos em outras frentes.
“Imagine um homem que não diz que é candidato e que aparece com 8% em pesquisas de opinião. Qualquer pessoa que disser que abre mão de 8% de votos é louca”, analisa Vasconcelos, conhecido como Toninho. De acordo com Soares, a bancada de dois vereadores do PSL tem grandes chances de aumentar em 2016. Já na eleição proporcional, uma votação recorde de JH tem grandes chances de ajudar a eleger outros parlamentares e reforçar a frente partidária que agora integra.
Em caso de sair como candidato a federal e for eleito, JH já tem prometida para si a liderança da bancada do partido na Câmara dos Deputados. O acordo foi fechado com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, que também será candidato à Câmara. Há, porém, também a possibilidade real de que ele seja candidato ao Governo do Estado.

Postada às 16h32 do dia 09 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp