Política

Nilo dobra PDT e anuncia chapa única

Publicado em 28/01/2011, às 18h45   Daniel Pinto/Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp


No início da tarde desta sexta-feira (28), o deputado Marcelo Nilo (PDT) convocou a imprensa para anunciar a chapa que vai disputar os principais cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Nilo é o candidato à presidência, Leur Lomanto (PMDB) fica na condição de 1º vice-presidente, Aderbal Caldas (PP) é o 2º vice, Carlos Ubaldino (PSC) o 3º. Além disso, J. Carlos (PT) é o 1º secretário, um deputado do bloco DEM/PR indicará o 2º secretário, Álvaro Gomes (PCdoB) fica na 3ª secretaria e Maria Luiza Laudano (PTdoB) será responsável pela 4ª secretaria.

Roberto Carlos (PDT), que pretendia permanecer na 1ª secretaria, teve que se contentar com o cargo de corregedor da Casa, o procurador será Ângelo Coronel (PP) e a ouvidoria será ocupada por um membro do DEM ou PR.

O discurso de Marcelo Nilo e do presidente regional do PT, Jonas Paulo, se confundiam. Os dois repetiam a todo instante que o mais importante era construir uma aliança de forças para evitar a possibilidade de bate-chapa, da mesma forma que aconteceu na disputa pela UPB, quando Luiz Caetano foi nome de consenso.


Outro acordo selado diz respeito à presidência da Comissão de Constituição Justiça, a famosa CCJ, e às lideranças do PT e governo. Três dos deputados petistas mais experientes devem assumir os cargos. Especula-se que Yulo Oiticica fica com a liderança do Palácio de Ondina, Zé Neto como comandante do partido e Paulo Rangel na CCJ.

Fora desse nicho político, o mais cotado para assumir a bancada da oposição é o deputado Elmar Nascimento (PR), tido como um parlamentar que transita bem entre todos aqueles que fazem oposição à “máquina” liderada por Jaques Wagner (PT).

Fotos: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp