Política

Governistas dizem que Oposição força barra ao reclamar de metrô

Imagem Governistas dizem que Oposição força barra ao reclamar de metrô
Deputados dizem não entender críticas dos adversários à licitação se prefeitura há pouco tempo participou de tudo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/08/2013, às 08h04   Lucas Esteves (Twitter: @bocaonews)



Após o anúncio de que apenas uma empresa se interessou por concorrer na nova licitação para as obras do metrô de Salvador, o deputado estadual Elmar Nascimento (PR) criticou o fato, disse que se tratava de uma situação suspeita e pediu cancelamento do processo. Irritados com a crítica, governistas avaliaram que os adversários do governo não têm foco e que “forçam a barra” ao falar do assunto.
Isto porque, no entendimento dos deputados petistas Zé Neto e Joseildo Ramos, este é o momento em que o processo do metrô está enfim ordenado e caminha para uma resolução positiva. Para Neto, líder do governo na Assembleia, Nascimento reclama do processo, mas parece ter se esquecido de que a gestão Wagner resgatou o Metrô da Prefeitura de Salvador, que o teve nas mãos na última década de obras frustradas.
Além disto, Neto alegaque Wagner tem sofrido críticas injustas dos adversários, que são incapazes de reconhecer que há uma postura republicana do dirigente. Por conta disto, o grupo precisa reavaliar como se posiciona, reconhecer a parcela de contribuição do governo Wagner e esquecê-lo em relação às críticas do metrô.
“A Oposição tem que saber como encaixa as suas críticas. Aqui na Assembleia, nós temos o entendimento de que o governador é uma pessoa republicana e que ajuda as prefeituras não importa de qual partido seja. Muitos municípios não estão vivendo uma calamidade porque o governo é solidário a todos os partidos. E aí a Oposição aparece e agride o governo de maneira desleal e desnecessária todos os dias? Não tem nada escondido. Se tem, é no passado”, reclamou.
Já Joseildo Ramos diz que os opositores de Wagner parecem torcer para que a novela do metrô não termine com um final feliz. O ex-prefeito de Alagoinhas disse que o governo atualmente “descasca um abacaxi” que teria sido construído exatamente pelos entes políticos ligados à oposição e que nenhuma suspeita pesa sobre a licitação atual.
Tudo está sendo feito de forma transparente, com o governo, inclusive, estabelecendo uma taxa de retorno que onere menos o estado. (..)É melhor o deputado Elmar ouvir a população de Salvador e Lauro de Freitas e perguntar ao prefeito ACM Neto (DEM) sobre a sugestão dele de atrasar mais ainda as obras”, provocou. cronograma do governo prevê o funcionamento da primeira etapa da Linha 1 (Retiro-Estação da Lapa) até a Copa do Mundo e a ligação até a Estação Pirajá ficará pronta entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. O prazo total para implementação do metrô até o Aeroporto (ponto final da Linha 2) é de 42 meses.
A licitação tem concorrência única da Companhia de Participações em Concessões (CPC), controlada pelo grupo CCR. O acordo será travado em um pregão na Bolsa de Valores de São Paulo na tarde desta quarta-feira (21) e, para o líder do governo, trata-se de uma empresa de larga experiência na área e que, recentemente, trabalha na construção da Linha 4 do metrô de São Paulo e opera a Ponte Rio-Niterói, no RJ.

Nota originalmente postada às 19h do dia 21

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp