Política

Regulamentação dos guardas municipais é cobrada em “Marcha Azul”

Ytana Mayanne
Audiência pública também discutiu o tema na Faculdade de Economia da UFBA   |   Bnews - Divulgação Ytana Mayanne

Publicado em 24/08/2013, às 18h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Uma marcha pela regulamentação do serviço dos guardas municipais na Bahia, do Campo Grande até a Piedade, e uma audiência pública para discutir o tema, na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia, foram realizados na manhã deste sábado (24).

A caminhada denominada "Marcha Azul", em alusão a cor da farda da categoria, contou com a presença de aproximadamente 350 guardas municipais, que cobraram a aprovação do Projeto de Lei do 1332/2003, de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), e que regulamenta nacionalmente a profissão.

No debate público, que também contou com presença marcante de guardas municipais, a importância da aprovação do PL foi destacada pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que também participou da Marcha Azul.

“A Guarda Municipal tem um papel muito importante porque desenvolve um papel de polícia preventiva. A regulamentação da categoria é uma questão de segurança pública. Os profissionais das guardas municipais geralmente são pessoas nascidas e criadas nas cidades em que trabalham e conhecem a realidade de seus municípios. Por tudo isso, apoiamos a regulamentação de profissionais como os guardas Jeiel Soares e André, exemplos de dedicação à categotia”, declarou Luiz Carlos Suíca.

De acordo com o vereador Suíca, audiências públicas, marchas de mobilização e seminários continuarão a ser realizados para que o projeto de lei de regulamentação dos guardas municipais seja aprovado.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp