Política

Deputados vão a Buerarema intermediar conflitos

Imagem Deputados vão a Buerarema intermediar conflitos
Região vive momentos de tensão em disputa de terras indígenas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/08/2013, às 22h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deve intervir nos conflitos envolvendo produtores rurais e indígenas da etnia tupinambá, no município de Buerarema, no sul da Bahia.

Durante reunião desta terça-feira (27), a bancada de deputados aprovou por unanimidade a solicitação do parlamentar Marcelino Galo (PT) para visitar a região no próximo dia 5 de setembro. “É preciso acelerar o processo de demarcação das terras, uma questão reivindicada pelos índios e pequenos produtores rurais há muito tempo”.

A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, é alvo de disputa entre índios e fazendeiros. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas que se encontram no interior da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios Tupinambás. Mas, de acordo com a Associação dos Pequenos Produtores, não há documentos que comprovam que as terras sejam indígenas.

A pedido do governador Jaques Wagner, tropas da Força Nacional de Segurança chegaram no domingo (18). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também determinou o reforço na área de conflito.

Leia mais:

Bicho pega em Buerarema e governador chama Força Nacional


Buerarema: polícia, Justiça e políticos tentam solucionar conflito


Comerciantes de Buerarema se sentem mais seguros com a Força Nacional


Matéria postada originalmente às 15h26 de 27 de agosto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp