Política

Guerra jurídica tira e bota prefeitos na cadeira em Correntina

Imagem Guerra jurídica tira e bota prefeitos na cadeira em Correntina
Entra-e-sai envolve Ezequiel Barbosa (PSDB) e Laerte Caires (PCdoB) desde o ano passado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/09/2013, às 17h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Em Correntina, cidade baiana localizada no Oeste do estado, é provável que a maioria da população não saiba quem é o prefeito do município. Isto porque, em um espaço de tempo de 48 horas, o senta-e-levanta da cadeira de prefeito foi intenso, promovido por uma guerra jurídica que já se arrasta desde as eleições do ano passado.
Na sexta-feira (6), Ezequiel Barbosa foi empossado pelo juiz Alexandre Brandão e conquisto o direito de assumir a prefeitura, que desde o início do mandato estava nas mãos de Laerte Caires (PCdoB). Porém, não teve o gosto de passar 24 horas no cargo e foi alvo de uma liminar deferida pelo juiz Maurício Kertzman Szporer, do tribunal Regional Eleitoral, o que devolveu Caires à prefeitura.
A batalha jurídica teve início ainda durante a campanha ano passado. Segundo Caires, o adversário havia sido condenado em 2004 a uma inegibilidade de cinco anos por improbidade administrativa em um mandato anterior. Entretanto, com a instituição da Ficha Limpa, a punição teria aumentado para oito anos e, portanto, em 2012 o tucano não poderia concorrer a mandato.
Porém, no momento da eleição, ainda não havia julgamento sobre a questão e Barbosa foi eleito com mais de 47% dos votos válidos. O comunista ficou em segundo, com 41%, mas pouco depois do pleito a questão foi a júri e o vencedor foi barrado. Assim, Caires foi empossado prefeito e assim permaneceu até que o tucano conseguiu retornar. Com a liminar, deferida no sábado (7), a decisão fica remetida ao colegiado estadual.

Nota originalmente postada às 13h do dia 8

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp