Política

Ex-vice prefeito de Salvador vai depor na Alba

Publicado em 09/09/2013, às 10h44   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado estadual pelo extinto MDB, cassado pela ditadura militar no dia em que foi instaurado o AI-5 (13 dezembro de 1968), o ex-vice-prefeito de Salvador no primeiro mandato de João Henrique Carneiro e jurista, Marcelo Duarte, será ouvido pela Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia na próxima quarta-feira (11). É a primeira oitiva promovida pela comissão, que também vai colher os depoimentos do médico Luiz Leal, do jornalista Sebastião Nery, e do petroleiro e sindicalista Wilton Valença  - os únicos ainda vivos entre os 13 deputados estaduais que perderam seus mandatos nos Anos de Chumbo (1964-1985). O presidente da Comissão da Verdade do Legislativo estadual, deputado Marcelino Galo (PT), também é o autor do Projeto de Resolução apresentado à Mesa da Casa propondo a devolução, de forma simbólica, dos mandatos dos deputados cassados.
Cárcere
Marcelo Duarte, hoje com 82 anos, diz que a restituição dos mandatos restabelece a verdade. O ex-deputado lembra que chegou a ser preso duas vezes pelo regime militar. Em 1964, quando era procurador-geral do Estado no governo de Lomanto Júnior,  passou oito dias detido na Base Naval, em Salvador. Quatro anos depois, ao ter o mandato de deputado estadual cassado, ficou um mês preso no Forte do Barbalho. Foi anistiado em 1979.
O projeto que restaura o mandato dos parlamentares cassados, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pretende reparar "erro histórico" e "fazer justiça" aos que defenderam a democracia no Brasil.
Os parlamentares já falecidos (Diógenes Alves, Ênio Mendes de Carvalho,  Hamilton Saback Cohim,  Luiz da Silva Sampaio, Osório Cardoso Villas Bôas,  Aristeu Nogueira, Octávio Rolim, Oldack Neves e Padre Palmeira) serão representados por familiares.

Informações do A Tarde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp