Política

Indecisão na Saltur: Eliana Dumet e George Melo são cogitados para à presidência

Imagem Indecisão na Saltur: Eliana Dumet e George Melo são cogitados para à presidência
Nomes já circulam nos bastidores do órgão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/09/2013, às 06h28   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)



Após o Bocão News antecipar a saída da presidente da Saltur e confirmar a informação com exclusividade, com a própria gestora, Cláudia Lima, agora, já circula nos bastidores do órgão os nomes que podem assumir a pasta.
Fontes ligadas ao site Bocão News apontam já a 'dama de ferro' - Eliana Dumet - que é responsável pela pasta de Eventos e Festas Populares, integrada à Saltur, e George Melo Barreto , da pasta de Diretoria de Produtos Turísticos como cogitados para a presidência.
Na manhã de hoje, o site Bocão News conversou com Cláudia Lima sobre a saída da Saltur. Cláudia justificou os motivos que fizeram ela deixar a pasta que cuida da organização das tradicionais festas populares da capital baiana: “é uma questão pessoal”. Ela explica que a mudança da família dela para outro estado motivou a decisão de deixar o cargo que ela ficou por menos de seis meses. “Nesse momento estou em Recife resolvendo algumas questões”, afirmou a empresária que deverá ter uma conversa com Guilherme Bellintani, secretário do Desenvolvimento Turismo e Cultura de Salvador, que gere a Saltur.

A informação chegou à redação do Bocão News por meio de fontes que confirmaram que a administradora já não está indo à sede do órgão e que a ‘falta de ritmo' teria sido o principal motivo para o desligamento, fato negado por ela.

No início da gestão, em 12 de março deste ano, entre as propostas e prioridades da gestora estavam a organizar, em conjunto com a Fundação Gregório de Mattos, presidida por Fernando Guerreiro, o Carnaval de 2014 da capital baiana. A prefeitura já havia composto o grupo de trabalho responsável por modificar diversos pontos da concepção administrativa da folia.

A responsabilidade por dar prosseguimento a organização do Carnaval de 2014 ficará a cargo de outro nome que não foi adiantado por Cláudia. A confirmação não foi oficializada no Diário Oficial, mas nos próximos dias a prefeitura comunicará a mudança de nome na Saltur.



A oposição

A saída da presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudia Lima, com menos de seis meses à frente da autarquia municipal, não abalou nem provocou surpresas a Gilmar Santiago (PT), líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador. Para o petista “a Saltur não fede nem cheira”.

“A indicação e exoneração é absolutamente normal. Mas o que chama a atenção é que ela saia em tão pouco tempo tendo em vista que o prefeito disse que cada pessoa do seu governo iria ser escolhida de forma criteriosa”, indagou Santiago que não conseguiu observar evolução na pasta durante os meses de administração do prefeito demista. 

Segundo ele, “A Saltur no governo ACM Neto é uma continuação de outros governos, voltada apenas para o carnaval e nada mais. Não apresenta política voltada para a cultura é um órgão sem expressão, sem importância”, avalia Santiago que indica a fórmula para contemplar a autarquia. “Tem que dar uma função mais relevante, de articulação, para a Saltur. Uma política de fomento ao turismo e, principalmente, que contemple os soteropolitanos que não tem opções de entretenimento”, concluiu. Para o petista “a Saltur não fede nem cheira”.

Publicada no dia 09 de setembro de 2013, às 14h04

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp