Política

Dilma indica Luiz Fux para STF

Imagem Dilma indica Luiz Fux para STF
Ele terá como responsabilidade decidir se a Lei da Ficha Limpa teve ou não validade nas últimas eleições  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/02/2011, às 07h52   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta terça-feira (1º) indicar Luiz Fux para ocupar a antiga vaga de Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha será encaminhada ao Senado nas próximas horas, com chances de ficar para amanhã (3). Fux tem o apoio do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

O futuro ministro terá como responsabilidade decidir se a Lei da Ficha Limpa teve ou não validade nas últimas eleições. Na última votação sobre o tema, o STF se dividiu, o resultado foi 5 a 5, e a validade da lei só foi aprovada porque a corte manteve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vaga estava aberta desde agosto de 2010, quando Grau se aposentou.

Antes de assumir a função, Fux será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que terá de aprovar a indicação. O nome também terá de ser submetido à votação no plenário da Casa, para então ser nomeado por Dilma para o cargo de ministro da mais alta Corte do país.

Novo ministro
Fux, 57, é filho de imigrante romeno, o advogado Mendel Wolf Fux. Dá aulas na mesma instituição onde se formou em Direito, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Sua primeira incursão da advocacia, em 1976, foi na empresa Shell. Três anos depois, virou promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Fux já foi desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio (1997/2001) e juiz eleitoral do TJ fluminense (1983/1997) .

Na juventude, ganhou faixa preta em jiu-jitsu e foi guitarrista de uma banda de rock.

Foto: Carlos Cecconello/Folhapress


Informações da Folha On Line

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp