Política

Após vararem noite, deputados adiam votação do Voto Aberto na Casa

Imagem Após vararem noite, deputados adiam votação do Voto Aberto na Casa
Somente três projetos foram aprovados pelos parlamentares  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/09/2013, às 17h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Após vararem a noite na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os deputados adiaram a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o Voto Aberto na Casa. A sessão terminou por volta das 8h50 desta quarta-feira (11). Os únicos projetos votados foram das contas do governo, de 2008 e 2009, e um projeto que beneficia os professores estaduais.

O projeto de lei que garante aos professores da rede estadual de ensino o uso de um terço da carga horária destinada à realização de atividades de planejamento fora da sala de aula e mantêm os benefícios aos professores que não podem mais dar aula por motivo de saúde foi aprovado, na madrugada desta quarta-feira (11), pela Assembleia Legislativa da Bahia, após acordo entre os líderes das bancadas do governo e da oposição, deputados Zé Neto (PT) e Elmar Nascimento (sem partido), respectivamente.
Relatado pela deputada Kelly Magalhães (PCdoB) e aprovado pela unanimidade dos parlamentares presentes, o PL 20.424/2013 reduz de 28 para 26 horas a carga horária semanal do professor com contrato de 40 horas dentro da sala de aula. Este tempo fora da sala de aula será destinado à preparação e avaliação do trabalho didático, reuniões pedagógicas e aperfeiçoamento dos professores. A matéria também reajusta em 3,765%, a partir de 1º de julho de 2013, os vencimentos básicos dos cargos efetivos da extinta Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – CEPED.

Para o deputado Zé Neto, o projeto, além de atender a demandas históricas dos professores, reflete esforços do Estado para atender demandas da classe sendo fruto de diálogo entre o Estado e representantes dos trabalhadores. “E é bom lembrar que o Estado vem cumprindo a Lei do Piso, desde 2009, ano que passou a vigorar, e que com o reajuste linear de 5,84%, concedido em 2013, o Estado acumula um percentual de 12,12% a mais em relação ao piso salarial nacional dos professores. Aprovamos há algum tempo também um plano de carreiras, que é modelo nacional, entre outras medidas. O que queremos é transformar essas medidas em melhoria das condições de trabalho e qualidade do ensino e do aprendizado”, disse Zé Neto.


As contas do governo do Estado referente ao exercício de 2008 também foram aprovadas pelos deputados no início da manhã desta quarta-feira (11). Esta matéria era a mais antiga na ordem do dia da Assembleia Legislativa da Bahia e foi aprovada com 41 votos favoráveis e sete contrários. Também passou pelo crivo dos parlamentares contas semelhantes referentes ao exercício de 2009, com 37 votos a favor e três contra.

Com informações do editor-chefe Luiz Fernando Lima
Nota originalmente postada às 9h do dia 11


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp