Política

Baderna na Liberdade: Transalvador admite que efetivo não foi suficiente

Imagem Baderna na Liberdade: Transalvador admite que efetivo não foi suficiente
Órgão explicou que outras ocorrências geraram o problema  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/09/2013, às 09h09   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

A assessoria da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), em contato com o site Bocão News, admitiu que, de fato, foram poucas viaturas que trabalharam na Micareta da Liberdade, na tarde de sábado (28). De acordo com o órgão, viaturas tiveram que ser deslocadas para outras ocorrências e demandas - como acidentes e a mudança do trânsito na Barra - o que implicou na redução do efetivo na Liberdade. Porém, a Transalvador ressalta que neste domingo (29), quando ocorre o Arrastão do Psirico, também no bairro da Liberdade, haverá viaturas suficientes. Entretando, a Transalvador não informou qual será a quantidade de viaturas, bem como, qual efetivo é disponível para os finais de semana afim de dar conta da cidade.
A resposta do órgão municipal se deve ao desabafo feito, na manhã de hoje, pelo comandante da Polícia Militar responsável pela 37ª Companhia Independente da PM (CIPM), Major Humberto, que cobre o bairro e que considerou um desrespeito da prefeitura a falta de ação no evento de ontem. "Tremendo desrespeito. Implicando numa atuação subsidiária da PMBA, no que diz respeito ao trânsito. Nenhuma das 16 vias secundárias do circuito foram cobertas pelo órgão responsável.  Um absurdo, pois nas áreas nobres não falta meios próprios para propiciar segurança aos eventos. Precisamos respeitar o povo da Liberdade", criticou o Major, que enviou fotos sobre a situação.

Ainda conforme o Major, não foram vistos fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), tampouco da Limpurb. "Apenas duas viaturas da Transalvador apareceram já por volta das 20h30", relatou. Segundo o militar, houve também comercialização de bebidas em garrafas e alimentos com espetos de madeira. "A iluminação foi precária no circuito e nas ruas periféricas", afirmou.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semop, que afirmou não ter sido informado sobre o evento. De acordo com o órgão, não houve nenhum comunicado ou solicitação para a autorização do evento. Mas, a Semop afirma que a Prfefeitura pode aplicar multa aos responsáveis. Apesar dos trantornos causados pela festa, Major Humberto afirma que não houve ocorrências policiais e disparou: "O que fazem os secretários municipais? O valor do morador da Liberdade é menor que o moraxor da Barra? Graças a Deus e a Polícia Militar o dia de festa não se transforma em tragédia".  Por conta disso e para evitar problemas, o Major barrou a apresentação de Igor Kannário.

Com a resposta, a Prefeitura.

Nota originalmente postada às 16h do dia 29

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp