Política

Deputado cobra ressarcimento de prejuízos gerados por apagão

Imagem Deputado cobra ressarcimento de prejuízos gerados por apagão
Imabassahy anunciou que entrará com uma série de representações para responsabilizar governo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/02/2011, às 13h21   Redação Bocão News



O apagão que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta (4) aindapromete dar muita dor de cabeça para o governo dapresidente Dilma Rousseff. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) promete entrar com uma série de ações cobrando providências e explicações do governo federal.

Segundo Imbassahy, serão pedidas providências ao Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O deputado baiano entende que “o governo reagindo de forma desrespeitosa, com descaso perante a população atingida”.

De acordo com Imbassahy, que já presidiu a Eletrobras, uma das maiores empresas do setor no país, a presidente Dilma está falhando com o Brasil e, especialmente, com o Nordeste.

O tucano anunciou que entrará com requerimento exigindo do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, esclarecimentos sobre o apagão que deixou oito estados do Nordeste sem energia elétrica por cerca de quatro horas, causando transtornos e prejuízos à população.

Imbassahy considera inadmissível que o ministro tenha marcado somente para esta segunda-feira (07), uma reunião para tratar do assunto, de tamanha gravidade. No entendimento do deputado baiano, essa atitude demonstra o descaso com que o governo vem tratado a questão.

O deputado baiano disse que pedirá a criação de uma subcomissão na Comissão de Minas e Energia para acompanhamento das consequências do black out ocorrido e das providências que serão tomadas pelo governo para evitar a ocorrência de novos episódios dessa natureza.

Imbassahy propôs, ainda, a criação de uma comissão externa para apurar os problemas ocorridos principalmente em Recife, Maceió e no Pólo Industrial de Camaçari.

Ele lembra que em Recife foram registrados arrastões, distúrbios no sistema penitenciário, e o principal hospital ficou inoperante. O parlamentar ressaltou as conseqüências do apagão para o setor industrial, como o Pólo Petroquímico de Camaçari, onde muitas indústrias só retornarão à operar em cinco dias.

Para fortalecer suas ações, o tucano pretende convidar as bancadas do Democratas e do PPS para endossar as três representações.

Ao MPF será solicitada investigação dos problemas que geraram o apagão, a extensão dos danos causados e o acompanhamento do ressarcimento aos consumidores prejudicados.

Já ao TCU e à Aneel, serão pedidas auditorias para que sejam feitas investigações das causas da falta de energia nos oito estados.

Foto: Edson Ruiz / Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp