Política

O sono de Popó

Imagem O sono de Popó
Presidente da Câmara Federal garante mandato dos suplentes das coligações  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/02/2011, às 19h01   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Foto: Edson Ruiz // Bocão News


Se depender do presidente da Câmara Federal, Marcos Maia (PT), o ex-pugilista Acelino Popó Freitas (PRB) pode ficar tranquilo, pois não vai perder a sua vaga no legislativo. Popó, assim como outros deputados federais, foi empossado como o primeiro suplente da coligação, após o “titular” ter sido nomeado para cargo executivo. No caso do ex-pugilista, o ministro das Cidades Mário Negromonte (PP).

Contudo, Zé da Pesca (PP) reivindica a cadeira de Popó com o argumento de que após as eleições os cargos são do partido. O Supremo Tribunal Federal (STF) já concedeu liminar a outros deputados que eram suplentes do partido e não foram os mais votados das coligações, casos similares ao dos baianos.

Marcos Maia, no entanto, afirmou que a Câmara vai continuar cumprindo a lei que estabelece que os suplentes são os da coligação. O presidente da Câmara disse inclusive que as liminares só serão cumpridas depois de um processo interno. "A corregedoria da Casa fará uma análise da liminar. Não podemos tirar o direito de defesa de um deputado."

Segundo Maia, a decisão não é uma afronta ao Supremo, é apenas a "utilização de um critério universal".

O presidente petista garantiu que não vai tirar nenhum dos deputados que já tomaram posse, mesmo aqueles que o STF já concedeu liminar.

As informações são da Folha On Line

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp