Política

Linha Viva: esta decisão inibe atitude autoritária da prefeitura, comemora edil

Imagem Linha Viva: esta decisão inibe atitude autoritária da prefeitura, comemora edil
Vereadora Aladilce recebeu a notícia na noite desta terça e afirma que cidade não foi ouvida  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2013, às 10h31   Caroline Gois (twitter: goiscarol)


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A vereadora Aladilce Souza (PCdoB)  comemorou a decisão da Defensoria Pública, divulgada na noite desta terça-feira (22) com exclusividade pelo site Bocão News, que anula a audiência pública sobre o projeto Linha Viva, realizada no dia 16 de setembro. “Soube desta decisão agora há pouco. Ela procede e acho muita positiva por parte do Tribunal. Nós protestamos e nos colocamos contra esta audiência que não foi democrática”, comemorou a edil, que reforçou a satisfação pela decisão de hoje. “Tem que ser feita outra audiência amplamente divulgada. Acho que a Defensoria Pública garantiu o direito democrático de participação e inibe a atitude autoritária do poder municipal. Por isso, serão necessárias novas audiências”, afirmou.



Segundo a vereadora, na segunda-feira (21) foi realizada uma reunião entre ela, a promotora Rita Tourinho e o secretário de Transportes do município, José Carlos Aleluia. “Ele (referindo-se a Aleluia) disse que não iria fazer outra audiência. Conversamos ontem e ele disse isso. Mas, vamos continuar lutando. É um projeto muito importante e a repercussão social é muito grande. Temos, atualmente, várias discussões em torno da mobilidade urbana como o metrô e BRT. É preciso que sempre haja debate sobre estas questões de forma integralizada e não de forma abafada”, complementou.

A Linha Viva

A Linha Viva será construída ao norte da Avenida Paralela, ligando o Acesso Norte à Rodovia CIA/Aeroporto nas proximidades do Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães. Terá 17,7 quilômetros de extensão e será uma nova opção de trajeto que deverá captar 40% do fluxo de veículos da Paralela. São três faixas de tráfego expresso em cada sentido, com capacidade de 2.000 veículos em cada faixa, por hora.

Estão previstas dez conexões através de alças e rampas com as principais avenidas no seu entorno. Outras 20 travessias transversais, através de viadutos ou 04 passagens inferiores, serão construídas sem ligação direta com a via expressa. A Linha Viva vai ocupar a faixa de servidão da Chesf, ou seja: a área por onde passam as redes de alta tensão, nas quais não são permitidas edificações ou a presença de vegetação de porte. O investimento total para a implantação da via expressa está estimado em R$ 1,5 bilhão.

A viabilização do empreendimento se dará por meio de concessão precedida de obra pública, sem utilização de recursos municipais. O investimento previsto será pago pelo usuário da via, durante o prazo da concessão, através de pedágio. 

Clique aqui e veja a decisão da Defensoria
Nota originalmente postada às 22h do dia 22


Classificação Indicativa: Livre

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