Política

Ministro diz que reunião para resolver Buerarema não chegou tarde demais

Imagem Ministro diz que reunião para resolver Buerarema não chegou tarde demais
José Eduardo Cardozo reforçou que solução melhor depende de pacificação  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/10/2013, às 10h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro José Eduardo Cardoso chegou com quase 1h30 de atraso à reunião com os indígenas da região de Buerarema marcada em Salvador na Fundação Luiz Eduardo Magalhães nesta sexta-feira (25). Aguardado há mais de um mês no estado para tentar resolver as grandes tensões, Cardozo negou que tenha chegado tarde demais e que a solução definitiva do confronto entre índios e produtores depende da manutenção da paz.
Segundo o ministro, não se pode dizer que o Governo Federal esteve de olhos fechados para a situação porque, antes da visita a Salvador, houve encontros com as duas partes em Brasília. Após ouvir as duas partes, o titular da pasta agendou o encontro em Salvador. “Além disto, nós enviamos a Força Nacional de Segurança para tentar conter a violência”, defendeu-se.
O atraso ocorreu porque, antes, o ministro em companhia do governador Jaques Wagner se reuniram com representantes dos agricultores que tiveram suas propriedades invadidas pelos índios. O encontro durou cerca de 2h30 e, neste momento, chegou a oportunidade de voltar a debater com os indígenas, desta vez na Flem. A base do discurso, de acordo com Wagner, é o entendimento.
“Ao lado do Governo Federal, Ministério da Justiça e Governo Estadual, nós temos uma equipe discutindo um plano de segurança para a área para garantir a pacificação. A resolução da situação só será possível após construir mesa de mediação”, esclareceu. Wagner acrescentou que apenas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) porá fim definitivo à situação, mas que manter um ambiente pacífico na região aumentará as chances de alcançar o veredito mais rapidamente.
“Nos não podemos sacrificar as duas partes com um ambiente de hostilidade permanente. Eu saí de lá (reunião cm agricultores) não tranquilo, mas percebendo que os não-índios sabem que tem que chegar a um denominado comum. E agora é ouvir os indígenas. Este não é um processo fácil que uma reunião de sete ou oito horas vai concluir, mas está estartando um processo. O ministério trouxe uma equipe grande para cuidar disso. O Estado Brasileiro tem que tomar uma decisão para pacificar a região.”
Jose Eduardo Cardozo disse que entende a pressa de ambos os lados para resolver a situação, mas disse que todos os argumentos serão avaliados com “imparcialidade e equilíbrio”, mas que isto só terá chances de acontecer se houver paz. Para o ministro, ações de vandalismo e hostilidades não são aceitáveis e, caso não haja acordo, a lei deverá ser aplicada em Buerarema.

Nota originalmente postada às 17h do dia 25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp