Política

João Henrique vai a São Paulo definir futuro

Imagem João Henrique vai a São Paulo definir futuro
O ex-pugilista e agora deputado federal circulou no Shopping Salvador quando deveria estar em Brasília   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/02/2011, às 12h39   Jota Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, João Henrique (sem partido), desembarcou na manhã desta terça-feira (8) em São Paulo para tentar decidir seu futuro político. Fontes do Palácio Thomé de Souza afirmam que João Henrique participa de reuniões, cujo objetivo é a definição sobre qual partido vai abrigá-lo.

Contudo, evitaram informar se os políticos com os quais o prefeito vai se encontrar são da direção nacional do PV, sediada na capital paulistana. 

Apesar disso, os indicativos apontam que o prefeito estaria mesmo mantendo negociações com a direção nacional do PV a fim de reverter a decisão da Executiva estadual que abortou sua ida para a legenda. A articulação contaria com a simpatia de lideranças nacionais, como o deputado Zequinha Sarney.  

Nos bastidores, os rumores apontam para uma articulação costurada pelo ex-deputado federal baiano Edson Duarte, candidato dos verdes derrotado ao Senado em 2010.

No entanto, desde que foi ventilada a probabilidade da ida de João Henrique para o PV da Bahia, a direção estadual do partido vem colocando entraves e se manifestando publicamente contra a filiação. Um dos mais ferrenhos opositores ao embarque do prefeito na sigla é o presidente do partido na Bahia, Ivanilson Gomes. 

Mas, a direção nacional do PV, segundo aliados do ex-peemedebista, está fortemente inclinada a receber João Henrique em seus quadros, devido à possibilidade de ter o prefeito da terceira maior capital do país e de uma das cidade-sedes da Copa do mundo de 2014.

Ivanilson Gomes diz não ter conhecimento das aritculações do prefeito com a direção nacionaldo seu partido. Acredita, no entanto, que se João Henrique tenta atropelar a direção estadualdoPV para ingressar no partido, adotou uma estrategia equivocada. "Acho difícil que a executiva nacional desrespeite uma decisão nossa. Temos autonomia que será respeitada", assinala Gomes.

O presidente dos verdes na Bahia não descarta, no entanto, a possibilidade de reabertura do diálogo com João Henrique  intermediado pela direção nacional. Avalia, no entanto, que o atual modelo de gestão do prefeito de Salvador é o grande entrave para a sua entrada na legenda que tem na defesa do meio ambiente sua maior bandeira.  "Para voltarmos a avaliar a possibilidade de abrigarmos o prefeito, será necessário que ele esteja disposto a constuir um diálogo com a sociedade e rever seu modelo de gestão", adianta Gomes.

Ele diz se existe realmente essa articulação será necessário que a direção nacional do PV convença os verdes baianos quea entrada de João  Henrique no partido seja a melhor estratégia para a legenda. Vencida esta etapa, o prefeito terá que mudar seu modo de governar. "Não dá para avalizar uma gestão de 'amigos', um governo que é um turbilhão e deixa a equipe insegura, deixa a cidade insegura", resume Gomes.

Foto: Edson Ruiz/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp