Política

Lauro de Freitas: após inauguração simbólica de UPA, vândalos destroem unidade

Imagem Lauro de Freitas: após inauguração simbólica de UPA, vândalos destroem unidade
Segundo secretário da Saúde, não há documentos que comprovem entrega da obra   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/11/2013, às 06h03   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais 'abacaxis' que o secretário Bruno Garcia Barreto, tenta descascar desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, é ativação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro de Itinga.
A unidade foi inaugurada nos últimos dias da gestão da ex-prefeita Moema Gramacho (PT), atual titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Probreza (Sedes), sem equipamentos ou qualquer estrutura que possibilite o atendimento a pacientes. “Não encontrei nada. Não tinha equipamento. Não tinha instalação hidráulica, não tinha banheiro instalado. E imediatamente eu pedi uma auditoria interna, e já foi identificado alguns indícios de irregularidades. Um absurdo, já que a obra foi licitada aproximadamente em R$ 1,5 milhão não foi entregue pronta”, diz o secretário em conversa com o Bocão News.
Ainda de acordo com o representante da pasta, já foi feita uma auditoria interna cujo resultado foi divulgado em março, e o resultado da outra auditoria externa deve ser entregue em breve. Além disso, ele também solicitou ao Ministério da Saúde que fosse feita uma visita na unidade de saúde.  “Como nós não tivemos resultado, contratamos uma empresa para que fosse feita uma auditoria externa, e o resultado disso nós vamos receber até segunda-feira (4). Essa obra nem foi oficialmente entregue a prefeitura, ela ainda está sob os cuidados da construtora JSA. Não tem nenhum documento que comprove que nós recebemos a unidade”, detalha.
Soma-se ainda ao ‘presente de grego’ deixado pela petista, a ação de vândalos contra o patrimônio público que não foi oficialmente entregue à prefeitura: “quebraram algumas portas e algumas fechaduras. Inclusive teve uma pessoa que foi presa, não sabemos a mando de quem ela fez isso. De qualquer forma estamos investigando esse caso porque não podemos admitir esses atos de violência”.
O secretário finaliza dizendo que se os indícios de irregularidades forem confirmados, os responsáveis vão responder pelo ato, e a secretaria vai assumir imediatamente as obras. “Foi uma inauguração apenas festiva. Se tem irregularidades a gente não vai compactuar com isso. Nós vamos acionar o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Município e o Ministério da Saúde para que os responsáveis respondam pelo que fizeram. Nós queremos e vamos retomar as obras, mas para isso, precisamos ter um respaldo legal, já que foi destinada uma verba para essa construção e ela não foi concluída, e será necessário mais dinheiro para a obra”.


Publicada no dia 31 de outubro de 2013, às 12h25

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp