Política

Vereador pede mobilização pelo Novembro Azul na Câmara

Imagem Vereador pede mobilização pelo Novembro Azul na Câmara
Suíca adere à campanha pela prevenção ao câncer de próstata  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/11/2013, às 21h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após aderir ao movimento Outubro Rosa, movimento que levantou a bandeira da prevenção do câncer de mama, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) alerta para a importância do envolvimento da Câmara Municipal de Salvador no Novembro Azul, campanha que visa conscientizar os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para o edil, a Casa Legislativa deve ser um “agente fomentador do debate e da conscientização da população”.

A idade para a realização do exame de próstata está entre os 50 e 76 anos para os homens. A população negra é indicada a iniciar a partir dos 45 anos, por causa de uma predisposição genética da raça em desenvolver a doença.

O vereador Suíca, que tem 45 anos, já fez o exame de toque e ressaltou a necessidade dos homens fazerem a prevenção.  “É preciso que o machismo e a desinformação deem lugar ao cuidado com a vida. Precisamos, também, nos despir de todos os preconceitos em prol desta causa. A Câmara precisa debater, fazer campanhas e lutar para que menos pessoas sejam vítimas desta doença”, declarou.



A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos sobre o Novembro Azul. O tema da campanha este ano é “Um Toque, um Drible”.

Estatísticas

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata é curável.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp