Política

Balanço de apuração aponta Everaldo Anunciação na presidência do PT Bahia

Imagem Balanço de apuração aponta Everaldo Anunciação na presidência do PT Bahia
Primeira prévia, na noite desta segunda-feira (11), confirma favoritismo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 12/11/2013, às 08h53   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro balanço das apurações estaduais no Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), divulgado na noite desta segunda-feira (11), aponta vitória de Everaldo Anunciação, com 6.077 votos válidos, o que corresponde a 72,59%. O processo foi iniciado ainda neste domingo (10), após o término do pleito, que contou com 42 mil filiados aptos para votarem.

Apenas 30% das urnas foram abertas e 8.363 votos apurados. Em segundo lugar está o jornalista Ernesto Marques, com 1.865 votos (22,3%). Hipólito Brito, na terceira posição, garantiu, até o momento, 202 votos (2,41%), seguido de Lourival Tranquilo, com 127 (1,51%) e Wanderson Pimenta que conquistou 102 votos (1,21%).

Único candidato que conseguiu angariar o apoio dos quatro pré-candidatos ao governo do estado, Anunciação votou, na manhã de domingo (10), no município de Ilhéus, seguindo para Salvador, onde acompanhou o início da apuração, na sede do partido, no Rio Vermelho. O favoritismo parece não ter comprometido a campanha de Anunciação, que, ainda no sábado (9), visitava as zonais no interior. O petista deixou claro que acredita na lisura do processo que, segundo ele, foi feito de forma democrática e transparente.

Já na prévia nacional, o atual presidente Rui Falcão, candidato do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, conseguiu manter-se à frente da legenda com 5.676 votos, até o momento. Rui vai comandar o partido nos próximos quatro anos, tendo pela frente o desafio de reeleger a presidente Dilma Rousseff.


Organização – Vale ressaltar que por o governador Jaques Wagner não votou no PED deste ano, por problemas técnicos na sigla nacional que atrasaram o encaminhamento dos boletos para pagamento, de acordo com o ainda presidente Jonas Paulo. Segundo ele, todo o processo de arrecadação é feito pelo diretório nacional da sigla tirando a responsabilidade do estadual. “A única coisa que fazemos aqui é auxiliar aqueles que não conseguiram cadastrar. Não temos nenhuma responsabilidade sobre qualquer processo nesse sentido”.

Postada às 18h17 do dia 11 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp