Política

Com BRT, percurso Iguatemi-Lapa poderá ser feito em 16 minutos

Juarez Matias
Veículo deve transportar 35 mil passageiros em uma hora  |   Bnews - Divulgação Juarez Matias

Publicado em 13/11/2013, às 20h48   Cíntia Kelly (Twitter: @cintiakelly_)


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2016, quando o corredor de ônibus BRT estiver implementado, será possível fazer o percurso Iguatemi – Lapa em 16 minutos. Hoje, com sorte, esse trecho é feito em 1 hora. A previsão otimista é do prefeito ACM Neto (DEM) e do secretário de Transporte, José Carlos Aleluia, que apresentaram, na manhã desta quarta-feira (13), o projeto de implantação do sistema. A obra tem investimento orçado em R$800 milhões.


Outros trechos que hoje são a grande irritação dos usuários de transporte público também terão o percurso reduzido. Será possível fazer o trajeto Pituba – Iguatemi, por exemplo, em 7 minutos. “Isso vai melhorar sensivelmente a vida das pessoas”, assinalou Aleluia. A obra é formada por vias exclusivas de ônibus articulados e climatizados, com capacidade para 160 passageiros. O veículo pode atingir uma velocidade de 40 km/h. A previsão, segundo Aleluia, será possível transportar 35 mil pessoas em uma hora.


A intervenção deverá ser iniciada em abril do ano que vem com previsão de conclusão da obra em 2016. Antes disso, trechos serão entregues à população à medida que forem sendo concluídos. A Avenida Vasco da Gama terá estações no Dique do Tororó, próximo ao HGE, Ogunjá e Rio Vermelho. As demais serão na Avenida Lucaia, na Ceasa, Avenida ACM, Hiper posto e Iguatemi. 


Privatização da Estação da Lapa

Para integrar a via a outros corredores serão construídos viadutos na Garibaldi, Parque da Cidade e no Iguatemi, além de ciclovias.  O prefeito ACM revelou que o cruzamento nas proximidades do Hiper Posto irá sumir. Bem como, os semáforos naquela região, onde os engarrafamentos tem sido constantes, independentemente do horário de pico.


Neto ressaltou que todo o projeto do BRT, dentro do programa de mobilidade urbana, está sendo feito em consonância com o Governo do Estado, responsável pelas obras do metrô. “O planejamento casa com o planejamento do metrô. Não pode haver descompasso”.


Por causa da implantação do BRT, a Estação da Lapa está sendo requalificada. Estão sendo investidos R$ 3 milhões. No entanto, avisa Neto, o equipamento passará para as mãos da iniciativa privada. Ainda este mês, ele enviará à Câmara Municipal de Salvador, Projeto de Lei de concessão da Estação da Lapa.


Confira abaixo o projeto do BRT de Salvador:



Nota originalmente postada às 12h do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp