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Edital da prefeitura deve 'mudar a cara' do transporte de Salvador

Imagem Edital da prefeitura deve 'mudar a cara' do transporte de Salvador
José Carlos Aleluia e Orlando Santos apresentaram os detalhes das propostas   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/11/2013, às 07h58   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)



Renovação e modernização da frota de ônibus, melhores condições de acessibilidade, sistema de comunicação mais eficiente. Mudanças tão aguardadas pelos usuários do sistema de transporte público de Salvador podem, enfim, sair do papel. Na manhã desta segunda-feira (18), a equipe da Prefeitura apresentou o edital de licitação da concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Com a presença do secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, o subsecretário da pasta, Orlando Santos, detalhou a proposta.
De acordo com o edital, a cidade ficará divida em três regiões: A (Subúrbio Ferroviário), B (Miolo), C (Centro e Orla). O serviço público será operado pela vencedora da licitação em três fases. A primeira etapa será gerida com a rede existente. A segunda, com novas linhas de ônibus e a previsão de uma maior integração. A última terá a inclusão das linhas 1 e 2 do metrô e dos corredores estruturantes do BRT, inclusive com a integração multimodal com os trens do Subúrbio Ferroviário.
O sistema de transporte público em Salvador, utilizado por aproximadamente 200 mil passageiros por dia, tem uma frota de 2.532 ônibus. De acordo com o secretário José Carlos Aleluia, a idade média da frota do município é de três anos e meio e um veículo só poderá ser utilizado por, no máximo, sete anos.
Ainda segundo o edital, está prevista uma renovação de 20% da frota em 2014 e 15% nos anos seguintes, até completarem três anos e meio. Todos os veículos terão que estar dentro das normas de acessibilidade. Atualmente, 65% dos ônibus do município estão devidamente acessíveis às pessoas com limitação física. 
Modernização
Tendo como referência o atual sistema de transporte público em Salvador, as mudanças previstas no edital prometem trazer mudanças antes inimagináveis na frota. Todos os veículos do BRT deverão ser climatizados e os veículos das linhas convencionais com sistema de ventilação. Serviço de localização em tempo real dos ônibus através do GPS, câmeras de monitoramento interna e externa, sistema de biometria para identificação de passageiros também estão previstos no edital.
O passageiro vai poder, por exemplo, através de um aplicativo em um smartphone, acompanhar a localização do ônibus e saber a previsão de chegada do ônibus desejado.
Cobradores
Se o usuário do transporte público deverá ser beneficiado com as mudanças, quem pode perder espaço são os cobradores. Com a tendência de uma cada vez menor utilização de dinheiro nas transações, o secretário José Carlos Aleluia comentou a possibilidade da operação do sistema sem a utilização dos profissionais.
“É uma possibilidade para ser pensada, mas não agora. Neste momento, eles estão mantidos, mas há uma tendência que utilizemos cada vez menos o dinheiro nessas transações. No futuro, talvez numa outra gestão, é uma alternativa a ser discutida”, ponderou Aleluia.
Dúvidas e sugestões
O presidente da Comissão de Urbanismo e Transporte da Câmara Municipal de Salvador, vereador Euvaldo Jorge (PP), destacou a importância da modernização do transporte público em Salvador. 
“As propostas do edital modernizarão o sistema de transporte da terceira maior capital do país, que passará a oferecer mais agilidade, conforto e segurança não apenas para os usuários como também para os trabalhadores do setor”, comemorou Euvaldo Jorge.
Os vereadores, após a exposição do subsecretário, tiraram todas as dúvidas sobre o edital de licitação. Além de Euvaldo Jorge, Aladilce Souza (PCdoB), Alemão (PRP), Arnando Lessa (PT), Geraldo Júnior (SDD), Kiki Bispo (PTN), Pedrinho Pepê (PMDB), Toinho Carolino (PTN) e Tiago Correia (PTN) também participaram do debate.
O vereador Kiki Bispo sugeriu mais linhas de ônibus na Boa Vista de São Caetano. “Lá, só existem três. Quando querem ir para Itapuã ou Subúrbio Ferroviário, para ficar nesses exemplos, não têm opções. Sugiro que seja dado aos moradores o acesso à Estação Pirajá para que lá possam se deslocar”, declarou Kiki Bispo.
O edital de licitação da concessão do serviço público de transporte coletivo está na fase de consulta pública. Recomendações e sugestões podem ser feitas para o aprimoramento da peça, disponível nos sites da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte e da Transalvador.

Publicada no dia 18 de novembro de 2013, às 13h37

Classificação Indicativa: Livre

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