Política

Pernambucano assume lugar de ACM Neto na Corregedoria

Imagem Pernambucano assume lugar de ACM Neto na Corregedoria
Eduardo da Fonte (PP) afirmou que na nova função "não tem amigos, nem inimigos"  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/02/2011, às 18h10   Agência Câmara


FacebookTwitterWhatsApp

O novo corregedor da Câmara é o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), 2º vice-presidente da Casa, que assume a vaga deixada pelo deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA). "A Corregedoria tem o Regimento Interno da Câmara e a Constituição Federal a cumprir. E é isso que vamos fazer com toda a transparência e com toda a velocidade.”

O parlamentar destacou que a Corregedoria “não tem amigos nem inimigos”, quando questionado sobre os principais desafios da função, em uma Casa em que 59 parlamentares são processados por crimes relacionados à administração pública.

O corregedor não vê nenhuma dificuldade em atuar na Corregedoria com a maioria dos congressistas integrantes da base do governo, pois, segundo ele, a instituição exerce as suas atividades “independente de partidos”.

Ética e decoro

Na avaliação do novo corregedor, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar vem desempenhando bem suas funções, ao longo dos últimos anos, e seguindo o Regimento Interno da Casa “de uma forma coerente”. O conselho é a instância que julga os casos analisados pelo corregedor.

A Corregedoria, ocupada sempre pelo segundo vice-presidente da Câmara, é composta por quatro integrantes da Mesa Diretora. O corregedor é responsável por presidir inquéritos que envolvem deputados, por determinação do presidente da Câmara.

Perfil

Aos 38 anos, o empresário Eduardo da Fonte está em seu segundo mandato consecutivo na Câmara. Ele atuou como 1º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia e 3º vice-presidente da Comissão de Legislação Participativa. Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica.

Foi titular da Comissão de Defesa do Consumidor e suplente das comissões de Fiscalização Financeira; e de Seguridade Social e Família. Participou ainda da Comissão Externa da Câmara que avaliou os estragos provocados pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco, em 2009.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp