Política

Secretária veta comércio na área externa dos restaurantes da orla da Ribeira

Imagem Secretária veta comércio na área externa dos restaurantes da orla da Ribeira
Rosemma Maluf diz que mesas e cadeiras do lado de fora é perigoso para funcionários e clientes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/11/2013, às 06h46   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária municipal da Ordem Pública em Salvador, Rosemma Maluf, respondeu o apelo dos proprietários e funcionários de restaurantes da orla da Ribeira, sobre a impossibilidade de colocar mesas e cadeiras do lado de fora no período em que as obras estão sendo realizadas. Para a titular, autorizar a venda na parte em que estão sendo feitas as obras de requalificação, é perigoso para comerciantes, funcionários e clientes dos estabelecimentos. 

A proposta dos proprietários dos estabelecimentos é de que a secretária autorizasse que os restaurantes colocassem mesas e cadeiras do lado de fora nos momentos em que os operários não estiverem trabalhando, de segunda a sexta-feira, após às 17h, e nos finais de semana, durante todo o dia.

Rossema Maluf, em entrevista ao Bocão News, vetou qualquer possibilidade de fazer a concessão. “Não tem nenhuma condição de autorizar, formalmente, que sejam colocadas mesas e cadeiras em um local em obras. É perigoso para todo mundo. Tem pregos, objetos soltos, que torna a área imprópria para o atendimento. Se acontecer um acidente quem irá ser responsabilizada?”, questionou.

Além da periculosidade do local em obras, Rosemma alertou para o conflito de interesses na Ribeira. De acordo com a secretária, enquanto os donos dos restaurantes querem permissão para trabalhar nos horários em que os operários não estão trabalhando, a Associação de Moradores e Amigos de Itapagipe (Amai) e os moradores da região “constantemente reclamam da ação e do barulho desses estabelecimentos da orla”.

“É complicado lidar com esse conflito de interesses. Estamos trabalhando para achar um meio termo entre o que os comerciantes e os moradores querem. O objetivo é conciliar. Sabemos que em muitos locais é comum o privado se apropriar do que é público, mas com ordem. E na Ribeira aqueles restaurantes, muitas vezes, passam do limite”, justificou Rosemma Maluf.

Porto dos Mastros

A secretária ainda comentou a necessidade de intervenções em outra parte da orla da Ribeira, na Avenida Porto dos Mastros, onde são realizadas as competições de remo. “Já recebemos várias denúncias existem embarcações abandonadas no local, além do lixo. O projeto de requalificação da orla é completo e aquela área também será contemplada”, prometeu Rosemma Maluf.

Publicada no dia 26 de novembro de 2013, às 16h34


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp